Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41506
Title: Barreiras para adoção de tecnologia e seus impactos no desenvolvimento econômico da região de Presidente Prudente
Other Titles: Barriers to technology adoption and their impacts on the economic development of the Presidente Prudente region.
Authors: PARDINI, Adriano Del Nero
SILVA, Gabriela Soares da
FAZIONI, Larissa Silva
COSTA, Letícia Soares dos Santos
Advisor: GONZAGA, Marcia Freitas Abad
type of document: Artigo Científico
Keywords: Indústria 4.0;Inovação;Tecnologia;Desenvolvimento econômico;Qualificação profissional;Mercado de trabalho
Issue Date: 19-Nov-2025
Publisher: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Citation: PARDINI, Adriano Del Nero; SILVA, Gabriela Soares da; FAZIONI, Larissa Silva; COSTA, Letícia Soares dos Santos. Barreiras para adoção de tecnologia e seus impactos no desenvolvimento econômico da região de Presidente Prudente, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Abstract: O agronegócio voltado ao setor de frigoríficos constitui um pilar essencial para o desenvolvimento econômico da região de Presidente Prudente (SP). Este estudo analisa os desafios e as oportunidades da implementação da automação industrial nesse segmento, destacando as principais barreiras e seus impactos no desenvolvimento regional. A modernização tecnológica é fundamental para ampliar a eficiência e a competitividade no contexto da Indústria 4.0.A pesquisa justifica-se pela importância estratégica do agronegócio para a economia local e pela necessidade de modernização das indústrias como meio de fortalecimento da competitividade regional. De natureza qualitativa, o estudo utilizou procedimentos bibliográficos e de campo, incluindo uma entrevista semiestruturada com um instrumentista industrial e a aplicação de um questionário a um trabalhador operacional de frigoríficos da região. Os resultados indicaram que os principais entraves à automação são o elevado custo de implantação e a escassez de mão de obra qualificada. Em contrapartida, observou-se o aumento da produtividade, a melhoria das condições de segurança no trabalho e a criação de empregos mais técnicos. Conclui-se que o fortalecimento da relação com a comunidade externa pode ocorrer por meio de parcerias entre indústrias, governo e instituições de ensino voltadas à capacitação profissional. Assim, a automação configura-se como um vetor essencial para o desenvolvimento econômico regional, desde que acompanhada de políticas que minimizem suas barreiras de implementação.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41506
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.