Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41456
Título: Variação espectral de índice de vegetação NDVI pelos estádios fenológicos da cultura do amendoim (Arachis Hypogaea)
Título(s) alternativo(s): Spectral variation of NDVI vegetation index across phenological stages of peanut (Arachis hypogaea) crop
Autor(es): SANTOS, Veridiany Gabriele Garcia
SANTOS, Victor Clemente dos
Orientador(es): FAVAN, Renata Bruna dos Santos Coscolin
FAVAN, João Ricardo
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Amendoim;Sensoriamento remoto;Análise espectral;Fenologia
Data do documento: 5-Jun-2024
Editor: 259
Referência Bibliográfica: SANTOS, Veridiany Gabriele Garcia; SANTOS, Victor Clemente dos. Variação espectral de índice de vegetação NDVI pelos estádios fenológicos da cultura do amendoim (Arachis Hypogaea). Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2024.
Resumo: O amendoim é uma importante cultura no estado de São Paulo, sendo destinado principalmente para a produção de óleo. Por ser uma planta de crescimento indeterminado e de manejo complexo, incluindo colheita indireta, é necessário acompanhamento constante dos produtores e consultores. Portanto, o objetivo desse trabalho foi monitorar a variabilidade espacial e temporal de um índice de vegetação em uma área comercial de amendoim e associar esses valores com os estádios fenológicos da planta. Para isso, foram adquiridas imagens de satélite da plataforma Sentinel-2, referentes a uma área no município de Iacri, SP. Foram coletadas imagens de seis datas diferentes dentro do ciclo da cultura. As imagens foram processadas em uma aplicação de SIG (Sistemas de Informações Geográficas) denominada QGIS para geração do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). Como resultado, foram observadas diferenças espaciais nos valores de NDVI, produzindo duas subáreas dentro da mesma área. Além disso, foi possível associar os valores de NDVI com os estádios fenológicos (EF), como o início do período reprodutivo devido ao aumento substancial dos valores do índice de vegetação. Portanto, o uso de imagens de satélite e índices de vegetação pode ser adequado para monitorar a variabilidade espacial e temporal do amendoim, auxiliando na tomada de decisão dos produtores.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41456
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2024_1_veridianysantos_variacaoespectraldeindice.pdf528.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.