Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41444
Título: Parceria público-privada na educação infantil: estudo de caso de uma instituição filantrópica em Franca
Título(s) alternativo(s): Public-private partnership in early childhood education: a case study of a philanthropic institution in Franca
Autor(es): SCHWETER, Leandro de Souza
SOUZA, Rafaela Rumão de
GOMES, Daniela Silva Areco
Orientador(es): GONZAGA, Marcia Freitas Abad
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Parceria público-privada;Administração;Ensino fundamental;Desenvolvimento sustentável;Terceiro setor
Data do documento: 19-Nov-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: GOMES, Daniela Silva Areco; SCHWETER, Leandro de Souza; SOUZA, Rafaela Rumão de. Parceria público-privada na educação infantil: estudo de caso de uma instituição filantrópica em Franca, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: Este estudo analisa o papel estratégico da gestão nas Parcerias Público Privadas (PPP) para a educação infantil, investigando práticas para ampliar o acesso e a qualidade do serviço. No contexto brasileiro, marcado por escassez de recursos e alta demanda, as PPPs emergem como modelo crucial para superar esses desafios, amparadas pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). O trabalho focaliza a atuação do gestor de uma instituição beneficente em Franca (SP), parceira do poder público, examinando suas táticas de gestão para alinhar diretrizes pedagógicas, administrativas e legais. Os objetivos incluem compreender os desafios, mapear as estratégias implementadas e avaliar sua efetividade na qualidade do serviço e no desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades) e 17 (Parcerias), adota uma abordagem qualitativa por meio de estudo de caso, centrado na análise documental. Os resultados visam identificar um conjunto de boas práticas gerenciais, incluindo o uso potencial de ferramentas tecnológicas para monitoramento e transparência, que possam servir de referência para outras instituições, contribuindo para o fortalecimento dessas colaborações e para a construção de uma educação infantil mais equitativa e baseada em evidências.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41444
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.