Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41354
Título: O desenvolvimento do arranjo produtivo local (APL) têxtil de Guaranésia: desafios e oportunidades para empresários do setor
Título(s) alternativo(s): The development of the local textile production cluster (APL) in Guaranésia: challenges and opportunities for entrepreneurs in the sector.
Autor(es): VIANA, Beatriz Esthefany
TAVARES, Emily Estefanie
Orientador(es): BONETTE, Luiz Rodrigo
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Apl;Cooperação econômica;Desenvolvimento econômico;Inovação;Políticas públicas
Data do documento: 29-Out-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: VIANA, Beatriz Esthefany; TAVARES, Emily Estefanie. O desenvolvimento do arranjo produtivo local (APL) têxtil de Guaranésia: desafios e oportunidades para empresários do setor, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: O reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) Têxtil de Guaranésia surge como uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável do município; contudo, ainda há desafios quanto à efetividade dessa política pública para as pequenas e médias indústrias do setor. Diante desse problema, o presente artigo tem como objetivo analisar os impactos do reconhecimento do APL Têxtil de Guaranésia no desenvolvimento econômico e sustentável local, considerando as percepções dos empresários e os principais desafios e oportunidades identificados. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, utilizando-se da aplicação de questionários aos empresários do setor têxtil, além de análise documental e revisão bibliográfica sobre Arranjos Produtivos Locais e desenvolvimento regional. Os resultados evidenciam benefícios relevantes decorrentes do reconhecimento do APL, como maior acesso a capacitações, crédito e fortalecimento da identidade produtiva local. Entretanto, também foram identificados desafios persistentes, especialmente a baixa adesão de parte dos empresários às ações coletivas, a concorrência com outros polos têxteis e dificuldades na implementação de inovações tecnológicas. Conclui-se que, embora o APL Têxtil de Guaranésia represente uma importante ferramenta de desenvolvimento regional, sua consolidação depende do fortalecimento da governança, da ampliação da cooperação entre os atores locais e de investimentos contínuos em inovação, de modo a promover um desenvolvimento econômico integrado, sustentável e benéfico para a comunidade.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41354
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.