Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41352
Título: Análise da Influência de Parâmetros de Impressão 3D (FDM) e Fatores Ambientais na Precisão Dimensional e Qualidade Superficial de Peças em PLA, ABS e PETG
Título(s) alternativo(s): Analysis of the Influence of 3D Printing (FDM) Parameters and Environmental Factors on the Dimensional Accuracy and Surface Quality of PLA, ABS, and PETG Parts
Autor(es): Picco Jr, Luiz Antonio
Orientador(es): de Aguiar, Marina Rodrigues
Outro(s) contribuidor(es): de Aguiar, Marina Rodrigues
ESPINDOLA, ALOISIO DOS SANTOS
CARVALHO, LEANDRO FELIPE
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Impressão 3D;Equipamentos e materiais de impressão
Data do documento: 16-Dez-2025
Editor: 286
Referência Bibliográfica: PICCO JUNIOR, Luiz Antonio. Análise da Influência de Parâmetros de Impressão 3D (FDM) e Fatores Ambientais na Precisão Dimensional e Qualidade Superficial de Peças em PLA, ABS e PETG, 2025. Trabalho de conclusão de Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial – FATEC de Itatiba, Itatiba, 2025.
Resumo: A popularização da tecnologia de impressão 3D por Modelagem por Deposição Fundida (FDM) democratizou o acesso à manufatura, mas a obtenção de peças com qualidade e repetibilidade consistentes permanece um desafio significativo, especialmente em ambientes não industriais. Este estudo investiga de forma integrada a influência de parâmetros de processo (temperatura do extrusor, velocidade de impressão, altura da camada, diâmetro do bico) e de fatores ambientais (umidade do filamento) na qualidade final de peças impressas com os três polímeros mais comuns: PLA, ABS e PETG. A metodologia envolveu uma análise comparativa simulada, baseada em uma extensa revisão da literatura, e experimentos com corpos de prova desenvolvidos pelo autor, para avaliar o impacto desses fatores na qualidade superficial e precisão dimensional. Os resultados demonstram que a umidade do filamento é um fator degradante crítico e não compensável por ajustes de software, causando defeitos severos como porosidade e delaminação. Identificou-se um problema fundamental entre tempo de processo e qualidade superficial, indicando que a otimização de parâmetros deve ser guiada por um objetivo primário. Notavelmente, o uso de bicos com diâmetro maior (0.6 mm) podem acelerar a impressão, O estudo conclui com a proposição de uma matriz de boas práticas para a seleção de parâmetros com base no objetivo desejado e reforça a gestão adequada do filamento como um pré-requisito indispensável para o sucesso da impressão 3D.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41352
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.