Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41282
Título: Governância pública e inclusão social: desafios e conquistas da favela da Vila Itália em São José do Rio Preto
Título(s) alternativo(s): Public governance and social inclusion: challenges and achievements of the Vila Itália favela in São José do Rio Preto
Autor(es): BARBOZA, André Fernandes
LINO, Davy Guimarães
SANTOS, Fabrícia Ferreira Passerini dos
SILVA JUNIOR, Luiz Ferreira da
OLIVEIRA, Renan Fernandes de
Orientador(es): COLOMBO, Janaina Batista Ribeiro
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Renovação urbana;Inclusão social;Regularização fundiária
Data do documento: 25-Nov-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: BARBOZA, André Fernandes; LINO, Davy Guimarães; SANTOS, Fabrícia Ferreira Passerini dos; SILVA JUNIOR, Luiz Ferreira da; OLIVEIRA, Renan Fernandes de. Governância pública e inclusão social: desafios e conquistas da favela da Vila Itália em São José do Rio Preto, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: Este estudo analisa a percepção dos moradores da Vila Itália sobre os impactos socioespaciais da intervenção de revitalização urbana e regularização fundiária, em área anteriormente conhecida como Favela Marte. O objetivo foi avaliar a contribuição da intervenção na superação da precariedade e do estigma social, promovendo o direito à cidade e o desenvolvimento local. A pesquisa, de abordagem quantitativa e amostragem não probabilística por conveniência, foi realizada com 36 moradores, com tempo de residência entre 6 e 12 anos. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado via Google Forms, com escala Likert de cinco pontos, entre março e abril de 2025. Foram respeitados os princípios éticos de anonimato e consentimento livre e esclarecido. Os resultados indicam elevado grau de satisfação com o saneamento (77,8%) e com a adequação das construções (72,2%), além de melhorias percebidas no acesso a serviços públicos (63,9%) e na segurança (66,7%). No campo simbólico, 66,7% relataram fortalecimento do pertencimento, e 88,9% atribuíram à mudança de nome impacto positivo na imagem do bairro. Conclui-se que a intervenção superou a dimensão física ao promover inclusão simbólica e autoestima, embora 36,1% tenham declarado baixa ou nenhuma participação em instâncias decisórias, evidenciando a necessidade de aperfeiçoar a governança colaborativa e fortalecer canais permanentes de escuta e engajamento.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41282
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.