Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41217
Título: Entre fibras e esperanças: o artesanato em taboa como agente de transformação social em Potim (SP)
Título(s) alternativo(s): Between fibers and hopes: the craft of using cattail as an agent of social transformation in Potim (SP)
Autor(es): NOGUEIRA, Bruna Bormio
CARVALHO, Joelma Maria de
GONÇALVES, Luiza Lima
Orientador(es): COLOMBO, Janaina Batista Ribeiro
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Artesanato;Fibras vegetais;Plantas;Sustentabilidade;Desenvolvimento social
Data do documento: 10-Nov-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: NOGUEIRA, Bruna Bormio; CARVALHO, Joelma Maria de; GONÇALVES, Luiza Lima. Entre fibras e esperanças: o artesanato em taboa como agente de transformação social em Potim (SP), 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: Esta pesquisa analisou a contribuição da atividade artesanal com fibra de taboa para o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade ambiental no município de Potim-SP, investigando seus desafios e potencialidades no contexto da economia criativa e solidária. O estudo, de caráter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, utilizou o estudo de caso com revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com dois artesãos locais, complementadas por observação direta, realizadas entre abril e maio de 2025. A análise de conteúdo temática revelou que o artesanato em taboa é um agente de transformação social, alinhado ao desenvolvimento sustentável e ao ODS 8. Os principais resultados indicaram que a atividade é uma fonte de renda significativa, atuando como sustento principal ou complemento vital para famílias, e promove autonomia e autoestima, sendo um forte elemento de identidade cultural ("Terra do Artesanato"). Em relação à sustentabilidade, verificou-se que o manejo da taboa é guiado por um conhecimento empírico que garante a perenidade do recurso ("podar e não arrancar"). Concluiu-se que, apesar de ser um catalisador de desenvolvimento, a cadeia enfrenta desafios como a dificuldade de comercialização, a baixa valorização do produto final no mercado, a precificação inadequada por parte de alguns artesãos e a ausência de organização em grupos formais, o que limita o acesso a políticas públicas e o fortalecimento da economia solidária.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41217
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoempresarial_2025_2_brunanogueira_entrefibraseesperanças.pdf
  Restricted Access
316.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
gestaoempresarial_2025_2_brunanogueira_entrefibraseesperancas_TA.pdf
  Restricted Access
198.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.