Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41203
Título: Avaliação de perdas quantitativas na colheita de amendoim em diferentes combinações de velocidade de arranquio e recolhimento
Título(s) alternativo(s): Evaluation of quantitative losses in peanut harvesting under different combinations of uprooting and collection speed
Autor(es): PIVETA, Bruno Henrique
FRANÇA, Maria Julia Zompero de
Orientador(es): EVEDOVE, Antônio Cesar Dall
SANTOS, Lara Marie Guanais
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Colheita;Mecanização agrícola;Amendoim;Velocidade;Perda de carga
Data do documento: 4-Jun-2025
Editor: 259
Referência Bibliográfica: PIVETA, Bruno Henrique; FRANÇA, Maria Julia Zompero de. Avaliação de perdas quantitativas na colheita de amendoim em diferentes combinações de velocidade de arranquio e recolhimento, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2025.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar as perdas quantitativas durante a colheita mecanizada do amendoim, considerando diferentes combinações de velocidades nos processos de arranquio e recolhimento. O experimento foi conduzido em uma área comercial de 17,34 hectares, utilizando equipamentos específicos para a cultura, sendo o arrancador da marca Miac, modelo C400 e a recolhedora também da marca Miac, modelo Twin de 2 linhas. Foram testadas quatro combinações de velocidades operacionais, duas para o arranquio (4,5 e 5,8 km h-1) e duas para o recolhimento (2,5 e 3,2 km h-1). As perdas foram avaliadas por meio de amostragens em campo, distinguindo-se entre perdas visíveis (vagens deixadas sobre o solo) e invisíveis (vagens não sob o solo), totalizando 48 amostras. A combinação de velocidades que resultou nas menores perdas (114 kg h-1 ou 1,41 sacas h-1) foi 4,5 km h-1 para o arranquio e 3,2 km h-1 para o recolhimento. Os resultados indicam que a velocidade operacional tem impacto direto na eficiência da colheita, sendo possível reduzir perdas significativas com ajustes simples. O estudo destaca a importância da escolha correta das velocidades e recomenda a realização de novos ensaios com maior variedade de combinações e controle de variáveis como umidade e compactação do solo, visando aumentar a eficiência e a lucratividade do cultivo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41203
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2025_1_mariafranca_avaliacaodeperdasquantitativas.pdf
  Restricted Access
482.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.