Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41124
Título: Gestão sustentável de resíduos: estudo de caso da indústria de embalagens WYDA
Título(s) alternativo(s): Sustainable waste management: a case study of the WYDA packaging industry
Autor(es): BARROS, Jessica Molina
ANTUNES, Júlia Murari Félix
BORGES, Leandra Pereira
Orientador(es): GYORI, Dinara Fernandes Silva
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Gestão de resíduos;Sustentabilidade;Economia circular;Reciclagem;Viabilidade
Data do documento: 25-Nov-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: BARROS, Jessica Molina; ANTUNES, Júlia Murari Félix; BORGES, Leandra Pereira. Gestão sustentável de resíduos: estudo de caso da indústria de embalagens WYDA, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido na empresa Wyda, que enfrentava um impasse relacionado à destinação adequada de seus resíduos. O principal objetivo da pesquisa foi identificar soluções para o descarte dos materiais de modo a evitar impactos nocivos ao meio ambiente, além de avaliar a possibilidade de comercialização desses resíduos. Buscar equilíbrio entre a gestão sustentável e o desenvolvimento econômico é um dos principais desafios a ser desenvolvido e fortificado nas organizações atuais, como incentivo. O desenvolvimento de uma solução para a empresa foi realizado por meio de uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa, conduzida a partir da análise de documentos internos e documentos fiscais de transações comerciais. Seus resultados mais expressivos são referentes à comercialização do papelão, segundo maior resíduo gerado, com alto valor de comercialização e demanda, gerando saldo financeiro positivo para a organização. Contudo, a madeira, material que representa a maior parcela de resíduo gerado, não apresenta parceiros comerciais interessados, mas ainda assim a comercialização dos materiais de descarte mantém saldo positivo para a empresa. Assim, a análise comprova a possibilidade de transformar a gestão de materiais de descarte em uma atividade financeiramente viável, contribuindo com o meio ambiente e agregando à sociedade, podendo ser aplicada e replicada em demais indústrias que busquem sustentabilidade e inovação.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41124
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.