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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40188| Title: | A tripla vulnerabilização negra: uma leitura interseccional de gênero, raça e classe no mercado de trabalho |
| Other Titles: | The triple vulnerability of Black people: an intersectional reading of gender, race, and class in the labor market. |
| Authors: | ALBUQUERQUE, Ane Caroline da Silva Rosa ALVES, Kaandra Cecilia Soares Pereira CASTRO, Maria Eduarda Gomes de SILVA, Rhuan Villela |
| Advisor: | SILVA, Elton Roberto da |
| type of document: | Artigo Científico |
| Keywords: | Racismo;Mulheres |
| Issue Date: | 4-Dec-2025 |
| Publisher: | 098 |
| Citation: | ALBUQUERQUE, Ane Caroline da Silva Rosa; ALVES, Kaandra Cecilia Soares Pereira; CASTRO, Maria Eduarda Gomes de; SILVA, Rhuan Villela. A tripla vulnerabilização negra: uma leitura interseccional de gênero, raça e classe no mercado de trabalho. 2025. 13 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2025. |
| Abstract: | O artigo investiga a condição das mulheres negras no mercado de
trabalho brasileiro, mostrando como o racismo e o sexismo se entrelaçam
historicamente - desde a escravidão -para perpetuar desigualdades. Essas mulheres
são frequentemente relegadas a funções subalternas, mal remuneradas e informais,
como o trabalho doméstico, e enfrentam obstáculos em todas as etapas da carreira:
desde a seleção até a promoção. Por meio da interseccionalidade revela-se que a
discriminação vivida pelas mulheres negras é singular, pois resulta da convergência
de múltiplas opressões (raça, gênero, classe). A história de Sarah Baartman é usada
como exemplo simbólico dessa intersecção violenta de racismo e sexismo.Além
disso, os dados apontam para uma sub-representação das mulheres negras em
cargos de gestão e uma desvalorização salarial persistente. Muitas delas estão em
empregos precários, em condições informais, acumulam jornadas duplas ou triplas e
enfrentam exclusão social. No âmbito educacional, embora ações afirmativas (como
a política de cotas) tenham ampliado seu acesso ao ensino superior, a qualificação
ainda não se traduz plenamente em oportunidades de trabalho dignas e bem
remuneradas. The article investigates the condition of black women in the Brazilian labor market, showing how racism and sexism have historically intertwined — since slavery — to perpetuate inequalities. These women are often relegated to subordinate, poorly paid, and informal jobs, such as domestic work, and face obstacles at every stage of their careers: from selection to promotion. Through intersectionality, it is revealed that the discrimination experienced by black women is unique, as it results from the convergence of multiple oppressions (race, gender, class). The story of Sarah Baartman is used as a symbolic example of this violent intersection of racism and sexism. In addition, data points to an underrepresentation of black women in management positions and persistent wage devaluation. Many of them are in precarious jobs, in informal conditions, working double or triple shifts and facing social exclusion. In the educational sphere, although affirmative action (such as the quota policy) has expanded their access to higher education, their qualifications still do not fully translate into decent and well-paid job opportunities |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40188 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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|---|---|---|---|---|
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