Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40187
Título: Efeito de diferentes dosagens de Rizotec sobre o controle de M. incógnita em cafeeiros no campo
Título(s) alternativo(s): Effect of different dosages of Rizotec on the control of M. incognita in coffee plants in the field
Autor(es): FABRIN, Eduardo André de Oliveira
SANTANA, Gabriel Rodrigues
Orientador(es): OTOBONI, Carlos Eduardo de Mendonça
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Nematoides parasitos de plantas;Controle cultural (fitossanidade);Café;Agricultura
Data do documento: Dez-2020
Editor: 259
Referência Bibliográfica: FABRIN, Eduardo André de Oliveira; SANTANA, Gabriel Rodrigues. Efeito de diferentes dosagens de Rizotec sobre o controle de M. incógnita em cafeeiros no campo, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2020.
Resumo: O controle biológico de nematoides já é uma realidade na agricultura brasileira com vários produtos sendo desenvolvidos e lançados por empresas do setor. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de diferentes dosagens de Rizotec no controle de Meloidogyne incognita em cafeeiros naturalmente infestados no campo. O experimento foi conduzido na Fazenda Santa Marina em Vera Cruz/SP, latitude 22° 12´43.21’’S e longitude 49° 50´14.09’’O, com uma altitude de 653 m, em cafezal cv. IAPAR-59, de 8 anos de idade, plantado no espaçamento de 3,8 X 0,65 m, comprovadamente infestado por Meloidogyne incognita. Além deste, outros fitonematoides encontram-se na área. Sendo montado em um delineamento estatístico em blocos ao acaso, com 7 tratamentos e 6 repetições, totalizando 42 parcelas experimentais. As linhas de cafeeiros foram consideradas como blocos (repetições) e as parcelas dos tratamentos foram distribuídas em cada bloco, aleatoriamente. Através do estudo neste ano de experimentação houve um controle significativo dos nematoides pelos nematicidas, porém sem diferença significativa entre as dosagens estudadas. Porém, há um destaque para a dosagem de 4 Kg.ha-1, tratamento 7.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40187
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2020_2_eduardofabrin_efeitodediferentesdosagensderizotec.pdf
  Restricted Access
827.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.