Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40052
Título: Efeito do armazenamento e da exposição à luz solar sobre a estabilidade do corante azul brilhante
Título(s) alternativo(s): Effect of storage and exposure to sunlight on the stability of brilliant blue dye
Autor(es): FLAUZINO, Acácio de Oliveira
LIMA, João Francisco Félix de
Orientador(es): LEITE, Susi Meire Maximino
GUIMARÃES, Alexandre de Moura
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Pulverizadores;Corantes;Armazenamento agrícola;Luz
Data do documento: Jun-2020
Editor: 259
Referência Bibliográfica: FLAUZINO, Acácio de Oliveira; LIMA, João Francisco Félix de. Efeito do armazenamento e da exposição à luz solar sobre a estabilidade do corante azul brilhante, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2020.
Resumo: O uso de corantes como traçadores para pulverização agrícola começou no início da década de 90 e desde então esses têm sido usados em na quantificação de calda depositada sobre alvos naturais ou artificiais em testes comparativos de técnicas de aplicação. Como estes testes geralmente são realizados à campo, expondo o corante à luz solar, há a necessidade de garantir sua estabilidade. O presente trabalho estudou a estabilidade do corante alimentício Azul Brilhante, em 3 concentrações (0,5, 1,0 e 2,0 ppm) em relação ao efeito de armazenamento e exposição à luz solar. O experimento foi conduzido em esquema fatorial de 3 períodos de armazenamento (0, 1 e 2 dias) em geladeira e em 4 períodos quanto à exposição à luz solar (0, 1, 2 e 3 horas) com 10 repetições. As amostras foram analisadas em espectrofotômetro em comprimentos de onda de 630 nm para verificar a possibilidade de degradação do corante estudado. Ao avaliar os resultados das três concentrações houve interação significativa entre o tempo de exposição solar e o tempo de armazenamento. Foi observada influência significativa da exposição à luz solar sobre a estabilidade do corante Azul Brilhante, de maneira que um maior tempo de exposição mostrou redução significativa da absorbância. Não houve uma resposta linear quanto ao tempo de armazenamento das soluções em ambiente escuro e refrigerado, embora tenha sido observada influência significativa do tempo de armazenamento sobre a estabilidade do corante.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40052
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2020_1_acacioflauzino_efeitodoarmazenamentoedaexposicaoaluz.pdf
  Restricted Access
217.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.