Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40035
Title: A influência da identidade visual dos produtos nas redes de fast-food no comportamento do consumidor na região metropolitana de São Paulo
Authors: RODRIGUES, Jonathas Nicolas
BASÍLIO, Juliana Bitencourt
LIMA, Juliana Tavares Grotoli
ARAÚJO, Matheus Santos
SCHAEFER, Miguel Santos
LIMA, Vitória Alves
Advisor: SILVA, Gisele Leite da
SILVA, Renan Ruivo
type of document: Monografia
Keywords: Identidade visual;Comportamento do consumidor
Issue Date: 6-Dec-2025
Publisher: 222
Citation: RODRIGUES, Jonathas Nicolas; BASÍLIO, Juliana Bitencourt; LIMA, Juliana Tavares Grotoli; ARAÚJO, Matheus Santos; SCHAEFER, Miguel Santos; LIMA, Vitória Alves. A influência da identidade visual dos produtos nas redes de fast-food no comportamento do consumidor na região metropolitana de São Paulo, 2025. (Curso Técnico Administração) – Etec de Cotia, Cotia, 2025.
Abstract: Este estudo investiga como a identidade visual dos produtos ofertados pelas redes de fast-food influencia o comportamento dos consumidores na Região Metropolitana de São Paulo. A pesquisa parte da hipótese de que a quebra de expectativa causada por imagens publicitárias exageradas — como o uso de “puffing” — gera insatisfação, prejudica a confiança na marca e afeta decisões futuras de compra. A hipótese foi validada com as seguintes metodologias de pesquisa: quantitativa e bibliográfica. Os resultados revelam que, embora a agilidade do atendimento seja o principal atrativo, muitos consumidores enfrentam tempos de espera superiores ao ideal. Além disso, há uma preferência maior por imagens saturadas e visualmente estimulantes, que nem sempre correspondem à realidade dos produtos entregues. A discrepância entre expectativa e entrega afeta negativamente a experiência do consumidor, gerando frustração e desconfiança. Outros fatores como atendimento inadequado, preços elevados e ambientes desconfortáveis também contribuem para essa percepção negativa. Como proposta, o estudo recomenda que as redes de fast-food adotem práticas publicitárias mais éticas e transparentes, invistam em melhorias no atendimento e padronizem a apresentação dos produtos, visando fortalecer a credibilidade e fidelização dos clientes. This study investigates how the visual identity of products offered by fast-food chains influences consumer behavior in the São Paulo Metropolitan Region. The research is based on the hypothesis that the breach of expectations caused by exaggerated advertising images—such as the use of "puffing"—generates dissatisfaction, damages brand trust, and affects future purchase decisions. The hypothesis was validated with the following research methodologies: quantitative and bibliographic. The results reveal that, although the speed of service is the main attraction, many consumers face waiting times that are longer than ideal. In addition, there is a greater preference for saturated and visually stimulating images, which do not always correspond to the reality of the products delivered. The discrepancy between expectation and delivery negatively affects the consumer experience, generating frustration and distrust. Other factors such as inadequate service, high prices, and uncomfortable environments also contribute to this negative perception. As a proposal, the study recommends that fast-food chains adopt more ethical and transparent advertising practices, invest in improvements in customer service, and standardize the presentation of products, aiming to strengthen credibility and customer loyalty.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40035
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2025_2_jonathasnicolas_ ainfluenciadaidentidadevisual.pdf
  Restricted Access
516.55 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.