Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39950
Title: Implementação da metodologia 5S em uma bicicletaria (Renildo Bike e acessórios),
Authors: RODRIGUES, Genesluci
SANTOS, Maiara Sousa
BOTELHO, Maria Eduarda Viana
SANTANA, Raissa Arruda Oliveira
CASTRO, Vitória Rebeca Alves de
Advisor: SILVA, Álvaro Henrique Pedroti Aganti da
type of document: Monografia
Keywords: Layout;Serviço ao cliente
Issue Date: 1-Dec-2025
Publisher: 194
Citation: RODRIGUES, Genesluci; et al. Implementação da metodologia 5S em uma bicicletaria (Renildo Bike e acessórios), 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em administração) - Escola Técnica Estadual Etec Doutora Ruth Cardoso, São Vicente, 2025.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar e aplicar a metodologia 5S em uma pequena empresa do ramo de manutenção e venda de bicicletas, a Renildo Bike e Acessórios, localizada em São Vicente (SP). A pesquisa busca demonstrar como a desorganização do ambiente de trabalho impacta diretamente a produtividade, a satisfação do cliente e o desempenho operacional. Por meio de um estudo de caso, foram realizadas análises do layout, do fluxo de trabalho e da rotina operacional da oficina, identificando pontos críticos relacionados à desordem e desperdício de recursos. A metodologia 5S composta pelos sensos de utilização, ordenação, limpeza, padronização e disciplina, foi proposta como instrumento de melhoria contínua, visando otimizar o espaço físico, reduzir desperdícios, aumentar a eficiência e proporcionar um ambiente mais seguro e agradável. Os resultados esperados incluem o aumento da produtividade, a melhoria do clima organizacional e a elevação da satisfação dos clientes, consolidando a importância da organização como fator estratégico para o crescimento e sustentabilidade de microempresas.
This work aims to analyze and apply the 5S methodology in a small company in the field of bicycle maintenance and sales, Renildo Bike e Acessórios, located in São Vicente city (SP). The research seeks to demonstrate how disorganized workplace directly impacts on productivity, customer satisfaction, and operational performance. Through a case study, analysis were carried out on the layout, workflow, and operational routine of the workshop, identifying critical points related to disorder and waste of resources. The 5S methodology composed of the senses of utilization, organization, cleaning, standardization, and discipline was proposed as a tool for continuous improvement, to optimize physical space, reduce waste, increase efficiency, and provide a safer and more pleasant work environment. The expected results include increased productivity, improvement of organizational climate, and greater customer satisfaction, highlighting the importance of organization as a strategic factor for the growth and sustainability of microenterprises.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39950
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.