Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39884| Título: | Geolocalização e nuvem aplicadas à mobilidade sustentável: sistema de compartilhamento de bicicletas elétricas |
| Título(s) alternativo(s): | Geolocation and cloud computing applied to sustainable mobility: an electric bicycle sharing system. |
| Autor(es): | OCANHA, Breno da Silva |
| Orientador(es): | NEVES, João Emmanuel D'Alkmin |
| Outro(s) contribuidor(es): | RODRIGUES FILHO, José Alberto Florentino GASETA, Edson Roberto |
| Tipo documental: | Monografia |
| Palavras-chave: | Engenharia de software;Monitoramento;Computação em nuvem |
| Data do documento: | 3-Dez-2025 |
| Editor: | 004 |
| Referência Bibliográfica: | OCANHA, Breno da Silva. Geolocalização e nuvem aplicadas à mobilidade sustentável: sistema de compartilhamento de bicicletas elétricas, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana "Ministro Ralph Biasi", Americana, 2025. |
| Resumo: | O crescimento descontrolado das cidades e a forte dependência de carros
individuais, onde é comum o uso por um único ocupante, o que resulta no desperdício
de grande parte dos assentos, representam enormes desafios para a qualidade de
vida, resultando em engarrafamentos e poluição do ar e sonora. O objetivo desse
trabalho de conclusão de curso visa a criação de um sistema para o compartilhamento
de bicicletas elétricas, a fim de se tornar uma alternativa prática para promover a
mobilidade sustentável no meio urbano. A justificativa para criação desse sistema não
visa só oferecer uma alternativa de transporte que seja limpa e benéfica para a saúde,
mas também ser uma alternativa para o desafio da “última milha” – o trecho final do
percurso que conecta os passageiros do transporte aos seus destinos –, conectando
os usuários aos pontos de transporte público e aos lugares onde precisam chegar. Os
materiais e métodos para atingir esse objetivo será através de Geolocalização
(GPS/IoT) e Computação em Nuvem, visando gerenciar uma frota de bicicletas de
forma eficiente e segura. A importância da geolocalização é fundamental, pois permite
o monitoramento em tempo real para a administração da frota, otimizando tanto a
distribuição quanto a manutenção dos veículos. Além disso, ajuda a garantir a
segurança, evitando roubos e atos de vandalismo através do monitoramento contínuo
e da demarcação de zonas de atuação (geofencing). As considerações finais indicam
que a integração dessas tecnologias cria um modelo de negócio robusto e que pode
crescer, além de ter o potencial de trazer benefícios significativos para o ambiente
urbano, tornando a cidade mais inteligente, interconectada e sustentável. The uncontrolled growth of cities and the strong dependency on private cars, where single-occupant use is common, leading to a significant waste of seating capacity, present enormous challenges to the quality of life, resulting in traffic congestion and air and noise pollution. The objective of this final course project is to create a system for sharing electric bicycles, aiming to become a practical alternative for promoting sustainable urban mobility. The justification for this system is not only to offer a clean and healthy transportation alternative but also to address the “last mile” challenge – the final leg of a journey that connects transport passengers to their destinations – by linking users to public transport hubs and their final destinations. The materials and methods to achieve this objective will be through the use of Geolocation (GPS/IoT) and Cloud Computing to manage a fleet of bicycles efficiently and securely. The importance of geolocation is fundamental, as it allows for real-time monitoring for fleet administration, optimizing both the distribution and maintenance of the vehicles. Furthermore, it helps ensure security by preventing theft and vandalism through continuous monitoring and the establishment of operating zones (geofencing). The final considerations indicate that the integrations of these technologies creates a robust and scalable business model, with the potential to bring significant benefits to the urban environment, making the city smarter, more interconnected, and sustainable. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39884 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 20252S_Breno da Silva Ocanha_OD2748.pdf Restricted Access | 1.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
| TA - Breno da Silva Ocanha.pdf Restricted Access | 244.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
| TCC - Breno da Silva Ocanha.zip Restricted Access | 895.35 kB | Filzip | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.