Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39831
Título: Avaliação das perdas quantitativas no arranquio mecanizado de amendoim com e sem piloto automático
Título(s) alternativo(s): Evaluation of quantitative losses in mechanized peanut harvesting with and without autopilot
Autor(es): OLIVEIRA, Enzo Guilherme
ANTUNES, Vinicius Humberto
Orientador(es): PINOTTI, Elvio Brasil
SANTOS, Lara Marie Guanais
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Perdas agrícolas;Prevenção de perdas;Amendoim;Piloto automático
Data do documento: 12-Nov-2025
Editor: 259
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Enzo Guilherme; ANTUNES, Vinicius Humberto. Avaliação das perdas quantitativas no arranquio mecanizado de amendoim com e sem piloto automático, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2025.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar as perdas quantitativas, visíveis e invisíveis, no uso ou não do piloto automático no arranquio mecanizado do amendoim. O experimento foi realizado no município de Pompéia-SP, durante a safra 2024/2025, utilizando equipamentos específicos para a cultura, sendo o arrancador da marca KBM, modelo AIA 2L Flex. O arranquio em ambas as condições avaliadas foi realizado com velocidade operacional de 6 km h-1. As perdas foram determinadas por meio de amostragens em campo, classificadas em perdas visíveis (PVA) e perdas invisíveis (PIA). As PVA correspondem às vagens e sementes de amendoim que permanecem sobre a superfície do solo após o arranquio, decorrentes do desprendimento das plantas. Já as PIA referem-se às vagens situadas abaixo da camada superficial do solo, que não foram arrancadas durante a operação, totalizando 20 amostras. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o uso do piloto automático no arranquio mecanizado de amendoim promoveu uma redução significativa das perdas, tanto visíveis quanto invisíveis, quando comparado ao sistema convencional, representando uma redução de aproximadamente 59% e 63% respectivamente. Os resultados indicam que a adoção do piloto automático no arranquio mecanizado de amendoim proporciona maior precisão operacional, garantindo melhor alinhamento entre as linhas de arranquio, evitando que as plantas fiquem fora da faixa de corte da máquina, fator determinante para minimizar perdas e maximizar a lucratividade do produtor.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39831
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2025_2_enzooliveira_avaliacaodasperdasdoarranquiomecanizado.pdf8.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.