Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39825
Título: Produção de desodorante isento de alumínio com propriedades naturais
Autor(es): PEREIRA, Guilherme Andriossi
INACIO, Laís Melo
PESSOTO, Isabela
SANTOS, Stefany Gabriele de Azevedo dos
Orientador(es): MANZATTO, George Augusto
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Produtos naturais;Alumínio;Antitranspirante
Data do documento: 3-Dez-2025
Editor: 042
Referência Bibliográfica: PEREIRA, Guilherme Andriossi, et al. Produção de desodorante isento de alumínio com propriedades naturais. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química) - Escola Técnica Estadual Benedito Storani, Jundiaí, 2025.
Resumo: O uso de compostos químicos em cosméticos, especialmente desodorantes antitranspirantes, gera discussões sobre riscos potenciais à saúde. Entre os mais debatidos estão os sais de alumínio e o triclosan, substâncias que, apesar de cumprirem funções específicas, levantam preocupações quanto a efeitos adversos em longo prazo. Visando uma alternativa mais sustentável e menos prejudicial á saúde humana, decidiu-se por utilizar como substitutos, o bicarbonato de sódio e o óleo essencial de alecrim. O bicarbonato foi escolhido por sua ação como neutralizador de odores, uma vez que age com os ácidos da transpiração para eliminar o mau cheiro. Além de agir também como um inibidor para a proliferação de bactérias causadoras do mau odor pós transpiração. Já o óleo essencial de alecrim, contribui com sua ação antimicrobiana e antifúngica, mostrando-se eficaz contra uma variedade de micro- organismos. Essas ações se tornam eficazes e possíveis graças aos componentes químicos em sua composição, como o cineol (também conhecido como eucaliptol, atua como um agente anti-inflamatório, antimicrobiano e antioxidante) e a cânfora (que ajuda a reduzir vermelhidão e tratar infecções de pele, além de possuir também ações cicatrizantes). Nesse contexto, a substituição de sais de alumínio e triclosan por compostos alternativos, especialmente de origem natural, oferecem a possibilidade de manter a eficácia do produto sem causar acúmulo de metais no organismo dos seres humanos, sem nenhuma alteração no equilíbrio hormonal e sem estimular uma possível resistência microbiana.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39825
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quimica_2025_2_guilhermepereira_produçãodedesodoranteisentodealumíniocompropriedadesnaturais.pdf422.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.