Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39803
Título: Avaliação das doses de calibração de distribuidores
Título(s) alternativo(s): Evaluation of distributor calibration doses
Autor(es): SILVA, Paulo Henrique Guiotti da
NAVARRO, Vitor dos Santos
Orientador(es): SALVI, José Vitor
LEITE, Susi Meire Maximino
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Tratores;Sementes;FERTILIZANTES;Adubação;Máquinas agrícolas
Data do documento: Dez-2019
Editor: 259
Referência Bibliográfica: SILVA, Paulo Henrique Guiotti da; NAVARRO, Vitor dos Santos. Avaliação das doses de calibração de distribuidores, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2019.
Resumo: Ainda nos dias atuais as calibrações e regulagens não vem sendo realizadas de forma correta, resultando em uma má regularidade da distribuição e simetria do perfil de deposição desigual do produto sobre o solo, o que, por sua vez, compromete a correção do solo, gerando zonas de maior ou menor concentração de insumos, podendo originar-se em danos ambientais com custos econômicos e escassez de produtos. Com objetivo de avaliar o tempo de resposta de duas diferentes esteiras de distribuidores tratorizados, foi conduzido um comparativo na Fatec Shunji Nishimura localizado em Pompéia-SP, Brasil. Para a realização deste teste foi utilizado dois distribuidores de sólidos sendo ambos de discos centrífugos, com o intuito de avaliar a distribuição de produto. Foram usadas três diferentes doses fixas para cada tipo de esteira, com a mesma faixa de distribuição velocidade linear da máquina. Para as condições de estudo verificou-se que os dados tiveram coeficientes de variação baixa em ambos os tipos de esteira, e as diferenças entre as doses obtidas e desejadas foram inferiores a 5%. Observa-se também que a máquina com esteira metálica obteve os menores coeficientes de variação e que a máquina com esteira de borracha apresentou a maior amplitude de diferenças de doses obtidas e desejadas, com o maior valor (4,26%) para a dose de 500 kg ha-1 e o menor diferença (0,13%) para a dose de 2000 kg ha-1.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39803
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2019_2_paulosilva_avaliacaodasdosesdecalibracao.pdf
  Restricted Access
1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.