Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39760Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | FIM, Anderson Fabiano Costa | - |
| dc.contributor.author | PEREIRA, Mônica Aparecida de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-17T17:18:44Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-17T17:18:44Z | - |
| dc.date.issued | 2025-12-02 | - |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Mônica Aparecida de Oliveira. Desafios e dificuldades enfrentados por lojas de jogos de cartas (TCG) e jogos de tabuleiro na utilização de mídias digitais. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração) – Etec João Gomes de Araújo, Pindamonhangaba, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39760 | - |
| dc.description | Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso e requisito parcial para a obtenção do título de técnico em administração. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho investiga os desafios enfrentados por micro e pequenas empresas dos setores de jogos de cartas colecionáveis (TCG) e de jogos de tabuleiro na gestão de mídias digitais. O objetivo principal foi identificar as barreiras que dificultam a presença online estratégica desses estabelecimentos. A metodologia adotada foi de natureza aplicada, com abordagem mista, combinando um levantamento quantitativo com lojistas das regiões de São Paulo e Minas Gerais e entrevistas qualitativas em profundidade. Os resultados apontam que, apesar da onipresença de plataformas como Instagram e WhatsApp Business, a gestão profissionalizada é prejudicada por um "tripé de limitações": escassez de tempo, orçamento restrito e falta de conhecimento técnico. Observou-se um paradoxo em que a criação de conteúdo compete com a operação diária da loja, levando a uma gestão majoritariamente intuitiva e sem mensuração de métricas. Conclui-se que a superação desses desafios exige a otimização de processos, seja por terceirização ou automação, com foco em traduzir a forte experiência comunitária presencial para o ambiente digital. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 068 | pt_BR |
| dc.subject | Pequenas e médias empresas | pt_BR |
| dc.subject | Marketing on-line | pt_BR |
| dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
| dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
| dc.title | Desafios e dificuldades enfrentados por lojas de jogos de cartas (TCG) e jogos de tabuleiro na utilização de mídias digitais | pt_BR |
| dc.title.alternative | Challenges and difficulties encountered by TCG and board game retailers in using digital media | pt_BR |
| dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
| dcterms.type | - | pt_BR |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| administracao_2025_2_monicaaparecidadeoliveirapereira_desafiosedificuldadesenfrentadosporlojasdejogosdecartas.pdf Restricted Access | Trabalho de Conclusão de Curso | 823.85 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
| administracao_2025_2_monicaaparecidadeoliveirapereira_desafiosedificuldadesenfrentadosporlojasdejogosdecartas_TA.PDF Restricted Access | Termo de Autorização | 1.82 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.