Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39759
Título: Avaliação de desgaste de pontas de pulverização
Título(s) alternativo(s): Evaluation of spray nozzle wear
Autor(es): MARTINS, Erik Ferrari
LEITE, Fagner Soares
SOUZA, Richard Carlos de
Orientador(es): BONADIO, José Antonio Brandão
LEITE, Susi Meire Maximino
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Pulverizadores;Simulação;Produção agrícola;Controle cultural (fitossanidade);Fitossanidade
Data do documento: Dez-2019
Editor: 259
Referência Bibliográfica: MARTINS, Erik Ferrari; LEITE, Fagner Soares; SOUZA, Richard Carlos de. Avaliação de desgaste de pontas de pulverização, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2019.
Resumo: A pulverização tem sido de grande importância para a produção agrícola dentro do sistema utilizado, uma vez que grande parte da produção de alimento necessita do controle de pragas, doenças e plantas daninhas, em alguns casos adubações foliares. A qualidade da pulverização é influenciada por vários fatores, um dos fatores de grande importância são as pontas hidráulicas de pulverização, onde cada ponta de pulverização apresenta suas características como vazão, espectro de gota (tamanho) e ângulo de pulverização. Sendo assim, o objetivo da realização deste trabalho é quantificar o desgaste de alguns modelos de pontas. O teste foi realizado utilizando duas bancadas de simulação de pulverização, uma utilizada para medir a vazão contendo apenas água e outra para realizar o desgaste acelerado das pontas de pulverização, onde utiliza-se de uma solução abrasiva de 1% de oxido de alumínio, segundo adaptação da norma ISO 5682-1: 2017. As pontas de pulverização utilizadas foram, AXI 110 03 (formato do jato: leque plano padrão, material de fabricação: cerâmica), DISC & CORE AD5 AC 25 (formato do jato: cone cheio, material de fabricação: cerâmica) e J3D 100 03 (formato do jato: leque plano padrão, material de fabricação: plástico). O estudo mostrou a diferença entre os três modelos de pontas de pulverização, Disc & Core AD5 AC25, AXI 110-03 e J3D 100-03. A ponta que apresentou menor resistência ao abrasivo dióxido de alumínio malha 320 foi a ponta de pulverização J3D, enquanto a ponta Disc & Core apresentou a maior resistência ao abrasivo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39759
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2019_2_erikmartins_avaliacaodedesgastedepontasdepulverizacao.pdf
  Restricted Access
403.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.