Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39632
Title: Dondown: um livro didático para crianças com síndrome de down: inclusão e aprendizagem na educação infantil
Authors: LOPES, Eduarda de Miranda
COSTA, Paloma da Silva
BERNARDO, Ana Flavia
PERES, Stefany de Melo
SILVA, Beatriz Carolline Ferreira da
Advisor: POLESE, Itamar Risso
type of document: Monografia
Keywords: Inclusão escolar;Síndrome de down
Issue Date: 2-Dec-2025
Publisher: 110
Citation: LOPES, Eduarda de Miranda, COSTA, Paloma da Silva, BERNARDO, Ana Flavia, PERES, Stefany de Melo, SILVA, Beatriz Carolline Ferreira da. Dondown: um livro didático para crianças com síndrome de down: inclusão e aprendizagem na educação infantil, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Design Gráfico) -- Etec Deputado Salim Sedeh, Leme, 2025.
Abstract: A cada ano observa-se a ampliação das discussões acerca da inclusão escolar de crianças com síndrome de Down, uma vez que o sistema educacional ainda enfrenta desafios significativos relacionados à ausência de materiais pedagógicos adequados às especificidades cognitivas, motoras e sociais desses estudantes. Essa limitação compromete a efetividade do processo de ensino-aprendizagem e reforça barreiras de exclusão no espaço escolar. Diante desse cenário, desenvolveu-se o presente estudo, cujo objetivo principal consiste em sensibilizar a sociedade para a valorização das potencialidades desses indivíduos, combatendo estigmas e promovendo práticas educacionais mais inclusivas. Nesse contexto, propõe-se a elaboração de um livro didático interativo e impresso, construído com base em recursos visuais acessíveis, linguagem simplificada, atividades lúdicas e estímulos sensoriais, respeitando o ritmo singular de aprendizagem de cada criança. A metodologia adotada fundamenta-se na escuta de familiares, professores e profissionais da área, além da análise de projetos e materiais já existentes, a fim de identificar práticas pedagógicas eficazes que possam ser incorporadas à proposta. A justificativa para a realização deste trabalho encontra respaldo na carência de materiais específicos que favoreçam um processo educativo mais acessível, equitativo e acolhedor. Nesse sentido, compreende-se o design como uma ferramenta estratégica e indispensável para a promoção da inclusão, da empatia e da autonomia no ambiente escolar, contribuindo, assim, para a construção de uma educação mais justa e integradora.
Each year, discussions on the school inclusion of children with Down syndrome have expanded, as the educational system still faces significant challenges regarding the lack of pedagogical materials adapted to the cognitive, motor, and social specificities of these students. This limitation compromises the effectiveness of the teaching and learning process and reinforces barriers of exclusion within the school environment. In light of this scenario, the present study was developed with the main objective of raising awareness in society about the importance of valuing the potential of these individuals, combating stigmas, and promoting more inclusive educational practices. In this context, it is proposed the development of na interactive and printed textbook, designed with accessible visual resources, simplified language, playful activities, and sensory stimuli, respecting the unique learning pace of each child. The adopted methodology is based on listening to families, teachers, and professionals in the field, as well as analyzing existing projects and materials, in order to identify effective pedagogical practices that can be incorporated into the proposal. The justification for carrying out this work lies in the shortage of specific materials that make the educational process more accessible, equitable, and welcoming. In this sense, design is understood as a strategic and indispensable tool for promoting inclusion, empathy, and autonomy within the school environment, thus contributing to the construction of a fairer and more integrative education.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39632
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
design_grafico_2025_2_eduarda_de_miranda_lopes_dondown.pdf720.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.