Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39599
Title: História em quadrinhos como ferramenta de conscientização ambiental: a valorização da cultura indígena e a preservação da natureza por meio do design gráfico
Authors: TEIXEIRA, Carlos Diego de Melo
MEDEIROS, Henrique Gabriel Bernardes
SANTOS, Jonathan de Souza dos
OLIVEIRA, Mikaely Marcelino de
BARBELLI, Thiago da Silva
Advisor: POLESE, Itamar Risso
type of document: Monografia
Keywords: Cultura indígena;História em quadrinhos
Issue Date: 2-Dec-2025
Publisher: 110
Citation: TEIXEIRA, Carlos Diego de Melo, MEDEIROS, Henrique Gabriel Bernardes, SANTOS, Jonathan de Souza dos, OLIVEIRA, Mikaely Marcelino de, BARBELLI, Thiago da Silva. História em quadrinhos como ferramenta de conscientização ambiental: a valorização da cultura indígena e a preservação da natureza por meio do design gráfico, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Design Gráfico) -- Etec Deputado Salim Sedeh, Leme, 2025.
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo desenvolver uma história em quadrinhos autoral voltada à conscientização ambiental e à valorização da cultura indígena brasileira, utilizando o design gráfico e a narrativa visual como ferramentas pedagógicas. A pesquisa se fundamenta em conceitos de histórias em quadrinhos, design gráfico, educação ambiental e cultura indígena, buscando criar uma linguagem acessível e envolvente para crianças e adolescentes. A metodologia adotada envolveu levantamento bibliográfico, análise de referências visuais, desenvolvimento conceitual da narrativa, criação gráfica em estilo cartunizado e revisão do material, garantindo coerência estética e pedagógica. O processo permitiu a construção de personagens, cenários e simbologias ambientais que traduzem conceitos complexos em experiências visuais compreensíveis. Os resultados indicam que a HQ produzida facilita a compreensão de temas socioambientais e culturais, estimulando empatia, responsabilidade ecológica e respeito à diversidade cultural. Além disso, evidencia-se que o design gráfico organiza a informação visual de forma a potencializar o impacto da narrativa e engajar o público jovem. Espera-se que a obra possa ser utilizada em contextos educacionais, promovendo aprendizado significativo, reflexão crítica e sensibilização ambiental. O estudo demonstra o potencial das histórias em quadrinhos como instrumento de ensino e transformação social, consolidando a integração entre arte, educação e sustentabilidade.
This Final Course Project aims to develop an original comic book focused on environmental awareness and the appreciation of Brazilian indigenous culture, using graphic design and visual narrative as pedagogical tools. The research is based on concepts of comic books, graphic design, environmental education, and indigenous culture, seeking to create an accessible and engaging language for children and adolescents. The methodology adopted involved bibliographic research, analysis of visual references, conceptual development of the narrative, graphic creation in a cartoon style, and revision of the material, ensuring aesthetic and pedagogical coherence. The process allowed the construction of characters, scenarios, and environmental symbols that translate complex concepts into understandable visual experiences. The results indicate that the produced comic book facilitates the understanding of socio-environmental and cultural themes, stimulating empathy, ecological responsibility, and respect for cultural diversity. In addition, it is evident that graphic design organizes visual information in a way that enhances the impact of the narrative and engages the young audience. It is expected that the work can be used in educational contexts, promoting meaningful learning, critical reflection, and environmental awareness. The study demonstrates the potential of comic books as a tool for teaching and social transformation, consolidating the integration between art, education, and sustainability.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39599
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.