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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39475| Título: | Transtorno do espectro autista – TEA, uma abordagem terapêutica: o impacto da hospitalização e a dificuldade vivenciada pela equipe de enfermagem |
| Autor(es): | OLIVEIRA, Andréa Aparecida Ribeiro de SANTOS, Beatriz Pacheco dos BARROS, Carolline Silva Bion de Alcantara VIEIRA, Ester Aparecida Matheus da Rocha BARÃO, Tatiane Cássia de Oliveira |
| Orientador(es): | WENTER, Michelle Luiz |
| Tipo documental: | Artigo Científico |
| Palavras-chave: | Transtorno do espectro autista;Crianças |
| Data do documento: | 24-Jun-2025 |
| Editor: | 194 |
| Referência Bibliográfica: | OLIVEIRA, Andréa Aparecida Ribeiro de; et al. Transtorno do espectro autista – TEA, uma abordagem terapêutica: o impacto da hospitalização e a dificuldade vivenciada pela equipe de enfermagem, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em enfermagem) - Escola Técnica Estadual Etec Doutora Ruth Cardoso, São Vicente, 2025. |
| Resumo: | O presente estudo visa analisar o impacto da hospitalização em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os desafios vivenciados pela equipe de enfermagem durante esse processo, devido a fatores como mudanças na rotina, exposição a estímulos sensoriais intensos e dificuldades na comunicação com a equipe de saúde. Diante desse cenário a assistência de enfermagem tem um papel essencial na promoção de um cuidado humanizado, adaptado às necessidades específicas desses pacientes. Portanto, este é um estudo de caráter descritivo exploratório, baseado na estratégia PICO, utilizando coleta de dados realizada por meio de revisão bibliográfica nas bases da Plataforma Bireme, BVS, Lilacs e Scielo, onde foram encontrados aproximadamente 1.130 artigos utilizando as palavras-chave: “Criança”. “Desafios”. “Estratégias de Enfermagem”. “Hospitalização”. “Transtorno do Espectro Autista”. Após a triagem, utilizando critérios de relevância, atualidade (últimos cinco anos) e rigor metodológico restaram 859 estudos, 31 artigos separados e 9 desses foram selecionados para análise detalhada, realizado no período de 18 de fevereiro a 12 de junho de 2025. Frisando a necessidade de capacitação contínua da equipe e a importância do desenvolvimento de protocolos adaptados para crianças com autismo no ambiente hospitalar. Nossa expectativa é que estudos futuros venham explorar novas abordagens terapêuticas e diretrizes específicas para aperfeiçoar a assistência a esse público, desde o ambiente a primeira assistência prestada ao TEA. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39475 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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