Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39459
Título: Como a mudança dos ecossistemas nos afeta
Autor(es): BATISTA, Leonardo Maia
AZEVEDO, Melissa Teles de
MARTINS, Sophia Pereira Marchesini
Orientador(es): SANTOS, Lourdes Regina Correa dos
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Ecossistemas;Impactos ambientais
Data do documento: 6-Dez-2025
Editor: 008
Referência Bibliográfica: BATISTA, Leonardo Maia; AZEVEDO, Melissa Teles de; MARTINS, Sophia Pereira Marchesini. Como a mudança dos ecossistemas nos afeta. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Meio Ambiente) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ETEC Vasco Antônio Venchiarutti, Jundiaí – SP, 2025.
Resumo: O processo da perda dos ecossistemas e da intensificação das mudanças climáticas estão intrinsicamente interligados. É fundamental compreender que isso não é um processo que ocorre em uma via de mão única, já que esse fenômeno não apenas intensifica a perda de biodiversidade, mas também como a perda de biodiversidade pode impulsionar as mudanças climáticas, criando um círculo vicioso, gerando consequências cada vez mais severas A degradação dos ecossistemas compromete diretamente nas mudanças climáticas, como na capacidade de absorção de carbono e regulação climática. Algumas formas de reduzir os impactos tanto para o meio ambiente, quanto para a população é a revitalização dos ecossistemas e da valorização de práticas como as aplicações de leis ambientais, o consumo sustentável, a educação ambiental e políticas públicas eficazes. Esse estudo visa contribuir com a preservação ambiental e para mitigação dos efeitos climáticos e perda de biodiversidade, que impacta diretamente na saúde da população e na qualidade de vida das futuras gerações. Por isso, é urgente promover a conscientização da sociedade sobre a importância da sustentabilidade e da preservação dos ecossistemas e também a relação da perda dos ecossistemas e sua relação com as mudanças climáticas, especialmente na atualidade onde passamos da etapa do aquecimento para “ebulição” global. Apesar do problema estar fortemente ligado a questões estruturais da sociedade e seu estilo de vida e modelo capitalista. Essa pesquisa foi possível por meio de análise de dados disponíveis e levantamento de dados, permitindo discutir soluções práticas e aplicáveis.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39459
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Final Ecosistemas .pdf889.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.