Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3943
Título: O sentido do sofrimento no trabalho: uma abordagem segundo a visão de Viktor Frankl
Título(s) alternativo(s): The meaning of suffering at work: an approach according to the vision of Viktor Frankl
Autor(es): QUEIROZ, Guilherme Henrique
Orientador(es): POMPEU, Ricardo Bertoni
Outro(s) contribuidor(es): MOREIRA, Carlos Augusto Amaral
ARCE, Enrique Viana
LIEPKAN, Davi
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Psicologia organizacional;Motivação
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: 004
Referência Bibliográfica: QUEIROZ, Guilherme Henrique. O sentido do sofrimento no trabalho: uma abordagem segundo a visão de Viktor Frankl, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2019
Resumo: O tema da motivação tem sido bastante discutido atualmente no âmbito organizacional, que se apresenta como uma forma das organizações tentarem entender seus colaboradores e melhorar o ambiente de trabalho. No entanto, muitas vezes as ideias estabelecidas tendem a generalizar aspetos individuais, não levando em consideração cada indivíduo como ser autônomo. Dessa forma, o presente trabalho é uma pesquisa exploratória qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, e tenta entender e analisar como cada indivíduo lida com o sofrimento em seu trabalho. Para isso, utiliza a visão de Viktor Frankl, psiquiatra austríaco, criador da logoterapia, que sofreu nos campos de concentração do regime nazista, e expressava a ideia de que era possível encontrar sentido mesmo sob condições extremas. Por meio da revisão de literatura, foram apresentadas bases sobre o sofrimento no trabalho expressas por Dejours, e referências a respeito da psicologia existencial, área da psicologia onde as ideias de Frankl se encaixam. A pesquisa se deu através de levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas em ambiente sem interferência externa. Verificou-se que, possivelmente, os sofrimentos enfrentados no trabalho têm forte relação com o próximo: a falta de reconhecimento, a competição e em algumas vezes a falta de empatia. Enfim, a visão de Frankl pode ser uma útil ferramenta para verificar e tentar compreender como o indivíduo lida com seu sofrimento, e quais os possíveis fatores causadores do sofrimento.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3943
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20192S_QUEIROZGuilhermeHenrique_OD0726.pdf831.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.