Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39400
Title: A importância da tecnologia assistiva na educação inclusiva de deficientes visuais: o papel fundamental da prática docente na construção de uma escola acessível e equitativa
Authors: POLIZER, Ana Beatriz Onça
FELIX, Emilia Gabriela Cordeiro da Rosa
CARLOS, Estela Payão
OLIVEIRA, Evellyn Mariano de
Advisor: MENDONÇA, Mariana Oliveira Turini Buziquia de
type of document: Artigo Científico
Keywords: Inclusão social;Inclusão escolar;Tecnologia educacional
Issue Date: 5-Dec-2025
Publisher: 164
Citation: POLIZER, Ana Beatriz Onça et al. A importância da tecnologia assistiva na educação inclusiva de deficientes visuais: o papel fundamental da prática docente na construção de uma escola acessível e equitativa. Orientador: Prof.ª Ma. Mariana Oliveira Turini Buziquia de Mendonça. 2025. 15 p. Artigo científico (Administração integrado ao ensino médio) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2025.
Abstract: Este artigo tem como objeto de estudo o desenvolvimento de uma proposta de um aplicativo denominado Olhos Virtuais, cuja iniciativa é oferecer uma tecnologia assistiva voltada à acessibilidade e ao aprendizado de pessoas com deficiência visual. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, permitindo uma análise aprofundada das necessidades desse público e das soluções tecnológicas disponíveis. À vista disso, a ação visa aprimorar o acesso ao conhecimento por meio da conversão de materiais didáticos escritos em áudio, facilitando o desenvolvimento de habilidades auditivas e promovendo a inclusão educacional. Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018)1, que indicam a existência de mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, das quais 18% são analfabetas, torna-se essencial debater estratégias para a inclusão educacional desse público. Desta forma, contar-se-á com a colaboração dos professores e gestores do curso de Administração da escola pública “Etec Professor Mário Antônio Verza”, situada na cidade de Palmital-SP, que serão responsáveis pela gestão, manutenção e suporte do aplicativo. Por conseguinte, o Olhos Virtuais será operado por meio de uma assistente virtual, que permite a navegação intuitiva e a interação por comandos de voz. Assim, esta iniciativa alinha-se à “Agenda 2030 da ONU”, contribuindo para a redução das desigualdades no acesso à educação. Ademais, reforça a relevância da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015)2, assegurando o direito à educação acessível e inclusiva. Posto isso, o Olhos Virtuais configura-se como uma solução inovadora para a promoção da equidade educacional, fortalecendo o compromisso.
This article focuses on the development of a proposal for an application called Olhos Virtuais (“Virtual Eyes”), an initiative designed to offer assistive technology aimed at accessibility and the learning process of individuals with visual impairments. To accomplish this, the research adopts a qualitative approach, allowing for an in-depth analysis of the needs of this population as well as the technological solutions already available. In this regard, the initiative aims to improve access to knowledge through the conversion of written educational materials into audio, facilitating the development of auditory skills and promoting educational inclusion. Based on data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE, 2018), which indicate the existence of more than 6.5 million people with visual impairments in Brazil—18% of whom are illiterate—it becomes essential to discuss strategies for their educational inclusion. Thus, the project will rely on the collaboration of teachers and administrators from the Administration program at the public school “Etec Professor Mário Antônio Verza,” located in the city of Palmital-SP, who will be responsible for managing, maintaining, and supporting the application. Consequently, Olhos Virtuais will be operated through a virtual assistant that allows intuitive navigation and interaction via voice commands. This initiative aligns with the United Nations 2030 Agenda, contributing to the reduction of inequalities in access to education. Moreover, it reinforces the importance of the Brazilian Law on the Inclusion of Persons with Disabilities (Law nº. 13.146/2015), which ensures the right to accessible and inclusive education. Therefore, Olhos Virtuais stands as an innovative solution for promoting educational equity, strengthening the commitment to inclusion.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39400
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.