Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39399
Title: New vision: uma proposta de ensino gamificado de matemática financeira nos anos iniciais do ensino fundamental I na região de Palmital - SP
Authors: RUIZ, Isabela de Sá
COSTA, Lisnara Cristina Afonso
SILVA, Lívia Cirino
DOMINGUES, Maria Clara
CORREIA, Mariana da Silva
Advisor: MENDONÇA, Mariana Oliveira Turini Buziquia de
BULITINI, Kamila Segatelli Marin
type of document: Artigo Científico
Keywords: Educação financeira;Jogos educativos;aplicativos móveis
Issue Date: 5-Dec-2025
Publisher: 164
Citation: RUIZ, Isabela de Sá et al. New Vision: uma proposta de ensino gamificado de matemática financeira nos anos iniciais do ensino fundamental I na região de Palmital - SP. Orientador: Prof.ª Ma. Mariana Oliveira Turini Buziquia de Mendonça; Prof.ª Ma. Kamila Segatelli Marin Bulitini. 2025. 18 p. Artigo científico (Administração integrado ao ensino médio) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2025.
Abstract: O presente artigo tem como objetivo apresentar o conceito de Educação Financeira e evidenciar sua relevância nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF I). Parte-se da premissa de que a abordagem desse tema desde a infância contribui para a formação de adultos mais conscientes quanto ao uso e à gestão de seus recursos financeiros. Com esse intuito, o estudo propõe o desenvolvimento de um aplicativo educacional destinado a estudantes dos AIEF I, que promove a Educação Financeira por meio de jogos ilustrativos e interativos. Direcionado a instituições de ensino privado, o aplicativo disponibiliza licenças de uso que permitem aos docentes trabalhar o conteúdo de forma lúdica e pedagógica. A proposta busca, como resultado, favorecer a compreensão de aspectos relacionados à gestão financeira a partir de estratégias gamificadas de aprendizagem. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, o aplicativo integra missões diárias que articulam Matemática Financeira, consumo consciente, reciclagem e impactos ambientais. A pesquisa fundamenta-se em revisão bibliográfica, com base em autores como Cabral (2019), Silva (2015) e Costa (2023), além de empregar abordagem quali-quantitativa. Complementarmente, elaborou-se uma sequência didática com o objetivo de exemplificar estratégias para abordar a Educação Financeira em sala de aula de maneira clara e adequada ao público-alvo.
This article aims to present the concept of Financial Education and highlight its relevance in the Early Years of Elementary School (AIEF I). It is based on the premise that addressing this topic from childhood contributes to the development of adults who are more aware of how to manage and use their financial resources. With this goal in mind, the study proposes the development of an educational application designed for AIEF I students, which promotes Financial Education through illustrative and interactive games. Targeted at private educational institutions, the application provides usage licenses that allow teachers to work with the content in a playful and pedagogical way. The proposal seeks to foster the understanding of aspects related to financial management through gamified learning strategies. Aligned with the Sustainable Development Goals of the UN 2030 Agenda, the application includes daily missions that integrate Financial Mathematics, conscious consumption, recycling, and environmental impacts. The research is based on a literature review supported by authors such as Cabral (2019), Silva (2015), and Costa (2023), and employs a qualitative–quantitative approach. Additionally, a didactic sequence was developed with the aim of illustrating strategies for addressing Financial Education in the classroom in a clear manner that is appropriate for the target audience.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39399
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.