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Title: Marketing digital como estratégia de competitividade: propostas para microempreendedores individuais do setor alimentício em Palmital - SP
Authors: MORAES, Ivan Alves de
ALMEIDA, Juan Phelipe Gasparini de
SILVA, Luiz Felipe Engler da
JESUS, Pedro Henrique Borges de
Advisor: MENDONÇA, Mariana Oliveira Turini Buziquia de
SCALADA, Roselaine Candiotti
type of document: Artigo Científico
Keywords: Mídias sociais;Marketing de mídias sociais;Marketing (ferramentas)
Issue Date: 5-Dec-2025
Publisher: 164
Citation: MORAES, Ivan Alves de et al. Marketing digital como estratégia de competitividade: propostas para microempreendedores individuais do setor alimentício em Palmital - SP. Orientador: Prof.ª Ma. Mariana Oliveira Turini Buziquia de Mendonça; Prof.ª Esp. Roselaine Candiotti Scalada. 2025. 19 p. Artigo científico (Administração integrado ao ensino médio) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2025.
Abstract: O presente artigo tem como objetivo apresentar propostas de solução que auxiliem microempresas (MEIs) do ramo alimentício, com foco especial nas lanchonetes localizadas na cidade de Palmital-SP. Busca-se demonstrar que, por meio de ações de marketing digital, é possível aumentar a competitividade no mercado, melhorar a rentabilidade, atrair novos clientes e fidelizar tanto os novos quanto os antigos. Parte se do princípio de que os consumidores estão cada vez mais exigentes, o que gera dificuldades para os microempreendedores na implementação de estratégias digitais. Nesse contexto, a pesquisa visa não apenas compreender esses desafios, mas também propor soluções que possibilitem uma gestão mais eficiente das mídias digitais por parte desses empreendedores. Para isso, utilizou-se uma abordagem analítica, com metodologia quantitativa, por meio da aplicação de questionários e entrevistas com microempreendedores da cidade. Como embasamento teórico, foram utilizados autores como Silva (2015), Scarpin (2019), Rosário (2020) e Junior (2020). Assim, pretende-se oferecer soluções práticas para que as microempresas superem as dificuldades enfrentadas no gerenciamento de suas estratégias de marketing digital.
This article aims to present solution proposals to assist microenterprises (MEIs) in the food sector, with a special focus on snack bars located in the city of Palmital-SP. The objective is to demonstrate that, through digital marketing actions, it is possible to increase market competitiveness, improve profitability, attract new customers, and build loyalty among both new and existing clients. The study is based on the understanding that consumers are becoming increasingly demanding, which creates difficulties for microentrepreneurs in implementing effective digital strategies. In this context, the research seeks not only to understand these challenges but also to propose solutions that enable more efficient management of digital media by these entrepreneurs. To achieve this, an analytical approach with quantitative methodology was used, employing questionnaires and interviews with microentrepreneurs from the city. The theoretical foundation includes authors such as Silva (2015), Scarpin (2019), Rosário (2020), and Junior (2020). Thus, the study intends to offer practical solutions to help microenterprises overcome the difficulties faced in managing their digital marketing strategies.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39398
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