Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3937
Título: Conflitos e influências culturais: um estudo de caso no Kumon unidade Americana
Título(s) alternativo(s): Conflicts and cultural influences: a case study in the American unit Kumon
Autor(es): NEVES, Caroline
PIRES, Giovana
Orientador(es): MOREIRA, Carlos Augusto Amaral
Outro(s) contribuidor(es): ARCE, Enrique Viana
POMPEU, Ricardo Bertoni
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sociologia organizacional
Data do documento: 10-Dez-2019
Editor: 004
Referência Bibliográfica: NEVES, Caroline, PIRES, Giovana. Conflitos e influências culturais: um estudo de caso no Kumon unidade Americana, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em, Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2019
Resumo: A cultura sempre esteve presente em todos os ambientes em que o ser humano habita, e a empresa é um desses principais lugares. Devido as diversas culturas que os funcionários levam consigo para a empresa, acabam desenvolvendo uma mescla de culturas. Essa mistura de culturas, que englobam hábitos, costumes e personalidade acaba criando alguns conflitos internos na empresa, uma vez que pode haver divergências culturais. Ao mesmo tempo, a cultura da empresa pode influenciar na vida de todos os envolvidos na organização. Deste modo, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar e analisar o resultado de conflitos e influências de diferentes nacionalidades dentro do mesmo ambiente de trabalho, em uma empresa que atua no ramo educacional, o Kumon Unidade Americana I. Por meio de livros, artigos científicos e revistas, foi feito um levantamento do tema cultura e cultura organizacional e posteriormente um estudo de caso, de espécie qualitativa. Esta pesquisa foi realizada no município de Americana, no estado de São Paulo. Foram constatados que existem diversas influências da cultura sob os funcionários e da empresa, tais como: métodos de organização, persistência e disciplina. Em relação a fundadora da empresa, adquiriu o ato de gesticular dos brasileiros e o de se comunicar. O principal conflito identificado na empresa foi a falta da comunicação clara entre a fundadora e seus funcionários. Todavia, esse conflito não é prejudicial para a empresa de maneira geral.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3937
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20192S_NEVESCarolinePIRESGiovana_OD0720.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.