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Title: Explorando o framework empire: estímulo à aprendizagem de C2 por meio de desafios CTF.
Other Titles: Exploring the Empire framework: stimulating C2 learning through CTF challenges.
Authors: CARMO, Victor Hugo Rodrigues do
OLIVEIRA, Diego Santana de
Advisor: SANCHEZ, Arnaldo Napolitano
Other contributor: GUTIERRES, Rodrigo Tessari Rondão
RIZO, André Castro
type of document: Artigo Científico
Keywords: Informação - segurança;Frameworks;Educação
Issue Date: 4-Jul-2025
Publisher: 288
Citation: CARMO, Victor Hugo Rodrigues do; OLIVEIRA, Diego Santana de. Explorando o framework empire: estímulo à aprendizagem de C2 por meio de desafios CTF. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2025.
Abstract: Este trabalho apresenta um exercício prático para o curso de Segurança da Informação da FATEC Araraquara, com foco em despertar o interesse dos alunos pela segurança ofensiva. Para isso, foi desenvolvido um Capture the Flag (CTF) de comando e controle (C2) utilizando o framework Empire. O CTF envolve a intrusão de um computador com uma conta de administrador local, escalada de privilégios, movimento lateral e a captura de uma flag em um servidor Windows Server 2008 R2. O Empire foi escolhido devido à sua extensa biblioteca de módulos e facilidade de uso. A atividade prática demonstra de forma eficaz as etapas de um ataque cibernético, contribuindo para a conscientização e discussão sobre a importância da segurança da informação.
This paper presents a a practical exercise for the Information Security course at FATEC Araraquara, focused on arousing students' interest in offensive security. For this purpose, a Command and Control (C2) Capture the Flag (CTF) was developed using the Empire framework. The CTF involves intruding a computer with a local administrator account, privilege escalation, lateral movement, and capturing a flag on a Windows Server 2008 R2. Empire was chosen due to its extensive library of modules and ease of use. The practical activity effectively demonstrates the steps of a cyberattack, contributing to awareness and discussion about the importance of information security.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39366
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