Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39337
Título: Qualidade de vida de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho do setor administrativos
Autor(es): SILVA, Andrey Willian Augusto da
GONÇALVES, Giovanna Garcia
RODRIGUES, Giovanna Garcia
Orientador(es): SILVA, Vera Lúcia Furquim de Campos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Inclusão social;Qualidade de vida
Data do documento: 30-Jun-2025
Editor: 194
Referência Bibliográfica: SILVA, Andrey Willian Augusto da; et al. Qualidade de vida de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho do setor administrativo, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em recursos humanos) - Escola Técnica Estadual Etec Doutora Ruth Cardoso, São Vicente, 2025.
Resumo: Este artigo analisa a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual inseridas no mercado de trabalho, considerando os aspectos sociais, profissionais e psicológicos que influenciam seu bem-estar. A pesquisa parte da premissa de que a inclusão profissional não se resume apenas ao acesso ao emprego, mas também às condições de permanência, desenvolvimento e valorização no ambiente laboral. O objetivo principal foi compreender como esses indivíduos percebem sua qualidade de vida no contexto profissional e quais fatores impactam positiva ou negativamente essa vivência. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados revelam que, embora haja avanços nas políticas de inclusão e acessibilidade, persistem desafios relacionados à discriminação, falta de adaptações adequadas e limitações no acesso a oportunidades de crescimento profissional. Por outro lado, o apoio institucional, o reconhecimento das competências e o ambiente de trabalho acolhedor mostraram-se elementos-chave para a melhoria da qualidade de vida desses trabalhadores. Conclui-se que a efetiva inclusão de pessoas com deficiência visual exige não apenas políticas públicas consistentes, mas também mudanças culturais nas organizações e na sociedade como um todo.
Este artigo analisa a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual inseridas no mercado de trabalho, considerando os aspectos sociais, profissionais e psicológicos que influenciam seu bem-estar. A pesquisa parte da premissa de que a inclusão profissional não se resume apenas ao acesso ao emprego, mas também às condições de permanência, desenvolvimento e valorização no ambiente laboral. O objetivo principal foi compreender como esses indivíduos percebem sua qualidade de vida no contexto profissional e quais fatores impactam positiva ou negativamente essa vivência. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados revelam que, embora haja avanços nas políticas de inclusão e acessibilidade, persistem desafios relacionados à discriminação, falta de adaptações adequadas e limitações no acesso a oportunidades de crescimento profissional. Por outro lado, o apoio institucional, o reconhecimento das competências e o ambiente de trabalho acolhedor mostraram-se elementos-chave para a melhoria da qualidade de vida desses trabalhadores. Conclui-se que a efetiva inclusão de pessoas com deficiência visual exige não apenas políticas públicas consistentes, mas também mudanças culturais nas organizações e na sociedade como um todo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39337
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.