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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39324| Title: | Concessão de rodovias: As grandes diferenças entre outorgas |
| Other Titles: | Highway concession: The big differences between the concessions |
| Authors: | MARQUES NETO, Américo Batista |
| Advisor: | CARVALHO, Francisco José Pereira de |
| Other contributor: | BUENO, Carlos Renato SILVA, Gislaine Ap. Gomes da |
| type of document: | Artigo Científico |
| Keywords: | Parceria público-privada;Privatização;Rodovias;Gestão da cadeia de suprimentos |
| Issue Date: | 7-Nov-2025 |
| Publisher: | 280 |
| Citation: | MARQUES NETO, Américo Batista. Concessão de rodovias: As grandes diferenças entre outorgas. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística). Fatec Jorge Caram Sabbag. Bebedouro. 2025. |
| Abstract: | Os aspectos que envolvem a concessão de rodovias despertaram o interesse da equipe de
autores cuja parte frequenta o curso de Logística da FATEC Bebedouro e outra, o curso de Gestão
Hospitalar e que está matriculada nas disciplinas de Logística Hospitalar e Gestão da Cadeia de
Suprimentos. A curiosidade principal era a de examinar o comportamento econômico-financeiro das
concessionárias de rodovias e na busca de respostas, foram selecionadas aleatoriamente três
empresas de capital aberto e com ações negociadas na Bolsa de Valores (B3), são elas: CCR S.A.;
TPI Triunfo Participações e Investimentos S.A. e Ecorodovias Infraestrutura e Logística S.A. As três
realizam a gestão sobre 37,6% de todas as concessões de rodovias no Brasil e atuam em diferentes
regiões e com diversos tipos de estradas e variados fluxos de veículos. Em 4 - Resultados e Discussão
foram efetuados vários cálculos e análises que conduziram à conclusão de que se trata de uma
atividade rentável, todavia, é necessário que a empresa concessionária busque permanentemente o
equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão, haja vista que o sucesso da parceria público
privada (PPP) dependerá das condições e características da rodovia, quantidade de faixas e do fluxo
de veículos. The aspects involving the concession of highways aroused the interest of the team of authors, some of whom attend the Logistics course at FATEC Bebedouro and the other, the Hospital Management course and who are enrolled in the Hospital Logistics and Supply Chain Management disciplines. The main curiosity was to examine the economic-financial behavior of highway concessionaires and in the search for answers, three publicly traded companies with shares traded on the Stock Exchange (B3) were randomly selected: CCR S.A.; TPI Triunfo Participações e Investimentos S.A. and Ecorodovias Infraestrutura e Logística S.A. The three manage 37.6% of all highway concessions in Brazil and operate in different regions and with different types of roads and varied vehicle flows. In 4 - Results and Discussion, several calculations and analyzes were carried out which allowed us to reach the conclusion that this is a profitable activity, however, it is necessary for the concession company to always seek the economic-financial balance of the concession contract, given that The success of the public-private partnership (PPP) will depend on the conditions and characteristics of the highway, number of lanes and vehicle flow. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39324 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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| AMERICO - Artigo Concessionárias - Americo Marques.pdf | 864.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
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