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Title: Analog RPG Organizator
Authors: ALMEIDA, Guilherme Veloso Ziglio de
POLI, Kenidy Fernandes
COSTA NETO, Luis Antônio da
Advisor: MONTEIRO, Tatiana Carla de Mattos Valério
ISALTINO, Jader Matheus
type of document: Artigo Científico
Keywords: Jogos;Jogos de tabuleiro;Jogos de simulação;Jogos dramáticos
Issue Date: 5-Dec-2025
Publisher: 164
Citation: ALMEIDA, Guilherme Veloso Ziglio de; POLI, Kenidy Fernandes; COSTA NETO, Luis Antônio da. Analog RPG Organizator. Orientador: Tatiana Carla de Mattos Valério Monteiro; Jader Matheus Isaltino. 2025. 18 p. Artigo científico (Informática para internet integrado ao ensino médio) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2025.
Abstract: O A.R.O. – Analog RPG Organizator é uma plataforma gamificada desenvolvida em HTML, CSS e JavaScript, criada para auxiliar mestres e jogadores de RPG de mesa, especialmente em sistemas de terror psicológico, onde a organização e a fluidez narrativa são essenciais. O projeto surgiu para solucionar dificuldades comuns como fichas dispersas, regras complexas e falta de materiais acessíveis, que prejudicam a imersão e o ritmo das sessões. O A.R.O. centraliza informações essenciais, como atributos, sanidade, energia e efeitos, em um ambiente intuitivo, permitindo que tanto iniciantes quanto mestres experientes mantenham o foco na história. Seu diferencial está na combinação entre estética e funcionalidade, oferecendo um menu simples e sessões organizadas em Personagens, Dados, Sistemas e Configurações. Baseado no sistema autoral Descanso, inspirado em obras como Call of Cthulhu e Ordem Paranormal, o projeto aposta em liberdade estrutural e versatilidade, consolidando-se como uma ferramenta que vai além da organização de fichas ao promover acessibilidade, engajamento e imersão.
The A.R.O. – Analog RPG Organizer is a gamified platform developed in HTML, CSS, and JavaScript, created to assist tabletop RPG masters and players, especially in psychological horror systems where organization and narrative flow are essential. The project was designed to solve common difficulties such as scattered character sheets, complex rules, and lack of accessible materials, all of which hinder immersion and the pacing of sessions. A.R.O. centralizes essential information—such as attributes, sanity, energy, and effects—into an intuitive environment, allowing both beginners and experienced game masters to stay focused on the story. Its distinguishing feature is the combination of aesthetics and functionality, offering a simple menu and well-structured sections including Characters, Dice, Systems, and Settings. Based on the original system Descanso, inspired by works such as Call of Cthulhu and Ordem Paranormal, the project emphasizes structural freedom and versatility, establishing itself as a tool that goes beyond organizing character sheets by promoting accessibility, engagement, and immersion.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39301
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