Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39268
Título: Educação financeira: um estudo de caso com estudantes universitários em 2025
Título(s) alternativo(s): Financial education: a case study with university students in 2025
Autor(es): SILVA, Rafaela Malagó da
Orientador(es): PINTO, Leandro Arthur
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Educação financeira
Data do documento: 16-Jun-2025
Editor: 171
Referência Bibliográfica: SILVA, R. M.; PINTO, L. A. Educação financeira: um estudo de caso com estudantes universitários em 2025. 2025. Artigo de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2025.
Resumo: O artigo tem como objetivo pesquisar o nível de conhecimento de Educação Financeira dos alunos de Gestão Empresarial, Administração, Ciências Contábeis e áreas relacionadas, analisando a relevância das instituições de ensino para busca do tema. O referencial teórico aborda os principais conceitos da Educação Financeira, como sua definição, trajetória no Brasil e de que forma ela impacta na vida dos brasileiros atualmente. A metodologia é de natureza exploratória, pelos métodos quali-quantitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário estruturado, aplicado a uma amostra de 57 alunos em um universo de aproximadamente 300 alunos. Os resultados do presente artigo evidenciaram uma brecha significativa entre o nível de conhecimento dos alunos sobre a Educação Financeira e a percepção da importância do seu domínio, revelando lacunas na abordagem utilizada nas disciplinas atualmente. Além disso, a análise indicou que a maior parte dos alunos reconhece a relevância da temática na vida pessoal e profissional, mas poucos demonstram familiaridade com o conceito.Na conclusão, é destacada a importância de uma abordagem mais aprofundada sobre o tema e seus conceitos nas disciplinas relacionadas a finanças dentro do âmbito universitário, além de destacar o fortalecimento das políticas públicas, que tem papel fundamental para a formação financeira do aluno e da sociedade como um todo.
The article aims to research the level of knowledge of Financial Education among students of Business Management, Administration, Accounting Sciences and related areas, analyzing the relevance of educational institutions in the search for the topic.The theoretical framework discuss the main concepts of Financial Education, such as its definition, trajectory in Brazil and how it impacts the lives of brazilians today. The methodology is exploratory, using qualitative and quantitative methods, using a structured questionnaire as a data collection instrument, applied to a sample of 57 students out of a universe of approximately 300 students. The results of this article showed a significant gap between the level of knowledge of students about Financial Education and the perception of the importance of its mastery, revealing gaps in the approach used in the disciplines today. In addition, the analysis indicated that most students recognize the relevance of the topic in their personal and professional lives, but few demonstrate familiarity with the concept. In conclusion, the importance of a more in-depth approach to the topic and its concepts in finance-related disciplines within the university environment is highlighted, in addition to highlighting the strengthening of public policies, which play a fundamental role in the financial education of students and society as a whole.
Descrição: Artigo apresentado na VII Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2025, Jales-SP.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39268
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestao_empresarial_2025_1_rafaela_malago_da_silva_educacao_financeira_um_estudo_de_caso_com_estudantes.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.