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dc.contributor.advisorDOMENCIANO, Jaqueline Ferreira-
dc.contributor.advisorPAULA, Ronaldo Luiz de-
dc.contributor.authorALMEIDA, Ana Júlia Silva de-
dc.contributor.authorSOUSA, Hagatha Gabriele de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Theresa Moreno Rímoli-
dc.contributor.authorCARVALHO, Vinícius Pacífico de-
dc.date.accessioned2025-12-08T13:57:00Z-
dc.date.available2025-12-08T13:57:00Z-
dc.date.issued2025-11-
dc.identifier.citationALMEIDA, Ana Júlia Silva de; SOUSA, Hagatha Gabriele de; OLIVEIRA, Maria Theresa Moreno Rímoli; CARVALHO, Vinícius Pacífico de. Pindorama: um jogo para o resgate de uma cultura, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Informática) - Etec Francisco Garcia, Mococa, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39246-
dc.description.abstractO presente estudo apresenta o desenvolvimento de um jogo digital voltado ao resgate, à preservação e à valorização da cultura brasileira, com foco especial no folclore e na mitologia indígena — elementos culturais que têm perdido espaço e reconhecimento ao longo do tempo. A proposta do projeto é criar uma experiência interativa que una educação e entretenimento, incorporando narrativas tradicionais, personagens míticos e símbolos culturais próprios das diversas regiões do Brasil. Ao proporcionar uma imersão nesses conteúdos, o jogo busca estimular o interesse das novas gerações, reforçar a identidade cultural e promover maior conscientização histórica sobre a importância dessas tradições para a formação do patrimônio cultural brasileiro. Para o desenvolvimento do jogo, foi empregada uma combinação de tecnologias essenciais ao ambiente web: HTML para a construção da estrutura e disposição dos elementos visuais, CSS para a criação da ambientação estética e dos estilos que definem a identidade visual do projeto, JavaScript para implementar interações dinâmicas, animações e respostas em tempo real, e PHP para o processamento no servidor, manipulação de dados e controle da lógica interna do jogo. A integração dessas linguagens possibilitou a criação de um ambiente digital interativo, funcional e imersivo, capaz de unir tecnologia e cultura de forma significativa. Dessa maneira, o jogo não se limita ao entretenimento, mas se estabelece como uma ferramenta educativa que contribui efetivamente para a valorização e preservação das tradições culturais brasileiras.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Informáticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher060pt_BR
dc.subjectCultura brasileirapt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titlePindorama: um jogo para o resgate de uma culturapt_BR
dc.title.alternativePindorama: a game for the rescue of a culture.pt_BR
dc.typeRelatório Técnicopt_BR
dcterms.typeJogos Digitais, Softwares, Aplicativos e Eula (End Use License Agreement)pt_BR
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