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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39246Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | DOMENCIANO, Jaqueline Ferreira | - |
| dc.contributor.advisor | PAULA, Ronaldo Luiz de | - |
| dc.contributor.author | ALMEIDA, Ana Júlia Silva de | - |
| dc.contributor.author | SOUSA, Hagatha Gabriele de | - |
| dc.contributor.author | OLIVEIRA, Maria Theresa Moreno Rímoli | - |
| dc.contributor.author | CARVALHO, Vinícius Pacífico de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-08T13:57:00Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-08T13:57:00Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11 | - |
| dc.identifier.citation | ALMEIDA, Ana Júlia Silva de; SOUSA, Hagatha Gabriele de; OLIVEIRA, Maria Theresa Moreno Rímoli; CARVALHO, Vinícius Pacífico de. Pindorama: um jogo para o resgate de uma cultura, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Informática) - Etec Francisco Garcia, Mococa, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39246 | - |
| dc.description.abstract | O presente estudo apresenta o desenvolvimento de um jogo digital voltado ao resgate, à preservação e à valorização da cultura brasileira, com foco especial no folclore e na mitologia indígena — elementos culturais que têm perdido espaço e reconhecimento ao longo do tempo. A proposta do projeto é criar uma experiência interativa que una educação e entretenimento, incorporando narrativas tradicionais, personagens míticos e símbolos culturais próprios das diversas regiões do Brasil. Ao proporcionar uma imersão nesses conteúdos, o jogo busca estimular o interesse das novas gerações, reforçar a identidade cultural e promover maior conscientização histórica sobre a importância dessas tradições para a formação do patrimônio cultural brasileiro. Para o desenvolvimento do jogo, foi empregada uma combinação de tecnologias essenciais ao ambiente web: HTML para a construção da estrutura e disposição dos elementos visuais, CSS para a criação da ambientação estética e dos estilos que definem a identidade visual do projeto, JavaScript para implementar interações dinâmicas, animações e respostas em tempo real, e PHP para o processamento no servidor, manipulação de dados e controle da lógica interna do jogo. A integração dessas linguagens possibilitou a criação de um ambiente digital interativo, funcional e imersivo, capaz de unir tecnologia e cultura de forma significativa. Dessa maneira, o jogo não se limita ao entretenimento, mas se estabelece como uma ferramenta educativa que contribui efetivamente para a valorização e preservação das tradições culturais brasileiras. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Informática | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 060 | pt_BR |
| dc.subject | Cultura brasileira | pt_BR |
| dc.subject | Informática | pt_BR |
| dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
| dc.title | Pindorama: um jogo para o resgate de uma cultura | pt_BR |
| dc.title.alternative | Pindorama: a game for the rescue of a culture. | pt_BR |
| dc.type | Relatório Técnico | pt_BR |
| dcterms.type | Jogos Digitais, Softwares, Aplicativos e Eula (End Use License Agreement) | pt_BR |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso | |
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| File | Description | Size | Format | |
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