Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39121| Title: | A relevância do ensino de linguagens de baixo nível na formação em segurança da informação. |
| Other Titles: | The relevance of low-level language teaching in information security education. |
| Authors: | PEDRO, Arthur Milani ESPERANDIO, Adrian Augusto Moreira |
| Advisor: | OLIVEIRA, Wdson de |
| type of document: | Artigo Científico |
| Keywords: | Linguagem de programação;Ensino;Programação para computadores;Informação - segurança |
| Issue Date: | 17-Dec-2024 |
| Publisher: | 288 |
| Citation: | PEDRO, Arthur Milani; ESPERANDIO, Adrian Augusto Moreira. A relevância do ensino de linguagens de baixo nível na formação em segurança da informação. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2024. |
| Abstract: | O presente artigo investiga a relevância do ensino de linguagens de baixo nível no contexto de cursos de Segurança da Informação no ensino superior. Essas linguagens são essenciais para uma compreensão aprofundada de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais, que, por sua vez, são fundamentais para a formação em Tecnologia da Informação. O domínio desses conhecimentos permite que os alunos entendam o funcionamento interno dos computadores e dos sistemas operacionais, o que facilita a identificação de vulnerabilidades e o desenvolvimento de estratégias de defesa contra-ataques cibernéticos. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online, cujos dados foram analisados e transformados em gráficos. Os resultados revelam que, embora a maioria dos estudantes possua conhecimento limitado sobre linguagens de baixo nível, 63% consideram-nas importantes ou muito importantes para a formação em Segurança da Informação. Além disso, 85% dos participantes acreditam que o currículo deveria incluir uma disciplina específica. The present article investigates the relevance of teaching low-level languages in Information Security courses in higher education. These languages are essential for a deep understanding of Computer Architecture and Operating Systems, which are fundamental components in Information Technology education. Mastery of these concepts allows students to understand the internal workings of computers and operating systems, facilitating the identification of vulnerabilities and the development of defense strategies against cyberattacks. The research was conducted through an online questionnaire, with data analyzed and presented in graphs. Results show that, although most students have limited knowledge of low-level languages, 63% consider them important or very important for Information Security education. Furthermore, 85% of participants believe that the curriculum should include a specific course on this topic. |
| Description: | Apresentado no IV FatecSeg, 2024. Referência: DOMINGUES, Emily Bezerra; AUGUSTINI, Gustavo Henrique; OLIVEIRA, Wdson de. A relevância do ensino de linguagens de baixo nível na formação em segurança da informação. In: CONGRESSO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DAS FATEC, IV. 2024. Ourinhos: Fatec Ourinhos, 2024. Disponível em: https://fatecseg.fatecourinhos.edu.br/index.php/fatecseg/article/view/250/73. Acesso em: 04 dez. 2025. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39121 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| segurancadainformacao_2024_02_arthurmilanipedro_arelevanciadoensinodelinguagensdebaixo.pdf | 685.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.