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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39053| Title: | Gestão de impacto social na promoção da autonomia de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade: um estudo de caso em uma instituição social em Estrela D’Oeste |
| Other Titles: | Social impact management in promoting the autonomy of children and adolescents in vulnerable situations: a case study in a social institution in Estrela D’Oeste |
| Authors: | Viana, Cláudio Roberto Batista Amorim, Helen Cristina dos Santos |
| Advisor: | Lima, Edy Carlos Santos de |
| type of document: | Artigo Científico |
| Keywords: | Desenvolvimento infantil;Vulnerabilidade;Assistência social |
| Issue Date: | 16-Jun-2025 |
| Publisher: | 171 |
| Citation: | VIANA, C. R. B.; AMORIM, H. C. S.; LIMA, E. C. S. Gestão de impacto social na promoção da autonomia de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade: um estudo de caso em uma instituição social em Estrela D’Oeste. 2025. Artigo de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2025. Artigo apresentado na VII Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2025, Jales-SP. |
| Abstract: | Este artigo analisa a gestão do impacto social na promoção da autonomia de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, ressaltando o papel essencial das entidades de apoio nesse processo. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um formulário a um grupo de jovens, cujas respostas foram sistematizadas e representadas em gráficos, possibilitando uma análise detalhada. Os resultados evidenciam que as entidades de apoio atuam como agentes fundamentais ao oferecer recursos, orientação e suporte emocional, criando condições favoráveis ao desenvolvimento da autonomia. Tais iniciativas contribuem para mitigar os efeitos da vulnerabilidade social, ampliando as oportunidades de acesso à educação, capacitação e participação em atividades que estimulam o crescimento pessoal e social. Os dados obtidos revelam uma correlação positiva entre o apoio recebido e a construção da autonomia dos participantes, destacando que diferentes dimensões de suporte — emocional, educativo e social — impactam diretamente diversos aspectos da vida dos jovens. Observa-se que programas estruturados de apoio exercem influência significativa na aquisição de competências essenciais para a independência e o bem-estar, sendo a continuidade e a qualidade das ações fatores determinantes para a eficácia das intervenções. Assim, o estudo reforça a urgência de políticas públicas e iniciativas privadas voltadas ao fortalecimento de programas de apoio a crianças e adolescentes em vulnerabilidade, reafirmando o papel transformador dessas entidades na promoção da cidadania e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. This article analyzes the management of social impact in promoting the autonomy of children and adolescents in situations of vulnerability, highlighting the essential role of support entities in this process. The research was conducted through a survey applied to a group of Young participants, whose responses were systematized and represented in detailed graphs, enabling a comprehensive analysis. The findings show that support entities act as key agents by providing resources, guidance, and emotional support, thus creating favorable conditions for the development of autonomy. These initiatives help mitigate the effects of social vulnerability, expanding opportunities for access to education, training, and participation in activities that foster personal and social growth. The data reveal a positive correlation between the support received and the strengthening of autonomy among participants, emphasizing that diferente dimensions of support—emotional, educational, and social—directly influence several aspects of their lives. The results indicate that well-structured support programs have a significant impact on the acquisition of essential skills for independence and well-being, with the continuity and quality of these actions being decisive factors for their effectiveness. Therefore, this study reinforces the urgency of public policies and private initiatives aimed at strengthening support programs for vulnerable children and adolescents, highlighting the transformative role of these entities in promoting citizenship and building a more just and inclusive society. |
| Description: | Artigo apresentado na VII Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2025, Jales-SP. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39053 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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