Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39039
Título: Sistema de auxílio de estacionamento modularizado com protocolo CAN
Título(s) alternativo(s): Modularized parking assistance system with CAN protocol
Autor(es): BROEDEL, Alex
SANTOS, Herbert Gomes dos
Orientador(es): HODEL, Kleber Nogueira
Outro(s) contribuidor(es): HODEL, Kleber Nogueira
MASSAROPE, Wagner
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Eletrônica (aplicações industriais);Engenharia automotiva;Tecnologia;Veículos;Estacionamentos;Redes e comunicação de dados;Sistemas de redes;Protocolos de comunicação
Data do documento: 3-Dez-2011
Editor: 160
Referência Bibliográfica: BROEDEL, Alex; SANTOS, Herbert Gomes dos. Sistema de auxílio de estacionamento modularizado com protocolo CAN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2011. 51 f. il.
Resumo: RESUMO Atualmente a tecnologia da eletrônica embarcada tem desenvolvido sistemas de alto de sempenho para controle do veículo em diversas condições dinâmicas, sistemas de segurança ativa e passivas voltadas para os ocupantes. Recentemente novos órgãos regulamentadores estão avaliando os veículos quanto à se gurança aos pedestres, classificando-os com níveis de excelência quando casos de atropela mento ou colisão. Na Europa entrou em vigor o chamado “EuroN’Cap” que faz testes e divul ga os resultados em seu sitio. No Brasil está em estudo o “LatinN’Cap” que terá os mesmos critérios que o órgão Europeu. Desta forma uma integração entre o sistema de Auxílio de estacionamento juntamente com o sistema de freio veicular, podem ajudar os veículos a serem mais seguros para os pe destres. Neste material poderão ser observados fatos históricos sobre a arquitetura eletrônica veicular e seu progresso, bem como o principio do sistema de freio e do sistema de auxílio de estacionamento. O objetivo deste material é criar uma interface entre dois sistemas, auxilio de estacio namento e sistema de freio. No qual quando o motorista realiza uma manobra de estaciona mento o sistema detecta o risco máximo de colisão e freia o veículo independente da ação do motorista. ABSTRACT Currently the technology of electronics has developed high-performance systems for vehicle control in various dynamic conditions, security systems, active and passive targeting the occupants. Recently new regulatory agencies are evaluating how the vehicles safely at all times for pedestrians, ranking them with levels of excellence when cases of being run over or collision. In Europe came into force called "EuroN'Cap" which makes testing and dissemi the results on your site. In Brazil the study is "LatinN'Cap" that will have the same criteria as the European body. Thus an integration of the system help with the parking brake system for vehicles, can help vehicles to be safer for the pe-handers. This material could be observed historical facts about the electronic architecture vei-lar and progress, as well as the principle of the brake system and parking assistance system. The purpose of this material is to create an interface between two systems, assistance for parking and brake system. In which the driver performs when a parking maneuver the sys tem detects a maximum risk of collision and brake the vehicle independent of the action of the driver.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39039
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SISTEMA DE AUXILIO DE ESTACIONAMENTO MODULARIZADO COM O PROTOCOLO CAN - 2011.pdf
  Restricted Access
1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.