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Title: Humanização e ética no centro cirúrgico : a importância da formação técnica para cuidado integral
Other Titles: Humanization and ethics in the surgical center: the importance of technical training for comprehensive care
Authors: RODRIGUES, Beatriz Raiane Leite
BULHÕES, Júlia Beatriz Gonçalves Matias
MAZZEI, Rúbia da Rocha
CASSILHAS, Samara de Oliveira Ferreira
SILVA, Thalia Carvalho da
Advisor: SANTOS, Grazielli Teixeira da Rocha
type of document: Monografia
Keywords: Humanização;Enfermagem em centro cirúrgico
Issue Date: 2025
Publisher: 077
Citation: RODRIGUES, Beatriz Raiane Leite, BULHÕES, Júlia Beatriz Gonçalves Matias, MAZZEI, Rúbia da Rocha, CASSILHAS, Samara de Oliveira Ferreira, SILVA, Thalia Carvalho da. Humanização e ética no centro cirúrgico : a importância da formação técnica para cuidado integral, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico de Enfermagem)- ETEC Prof. José Sant'Ana de Castro de Cruzeiro, , Cruzeiro, 2025.
Abstract: A experiência de um paciente submetido a um procedimento cirúrgico é marcada por uma série de emoções complexas, como ansiedade, medo e incerteza. Nesse contexto, a humanização do cuidado emerge como um elemento essencial para garantir o bem-estar físico e psicológico do paciente. A prática humanizada, que envolve comunicação eficaz, empatia e respeito, contribui diretamente para uma recuperação mais tranquila e segura. Este trabalho aborda as etapas do ato cirúrgico, o papel da equipe de enfermagem e a importância da conduta ética no ambiente hospitalar. A Política Nacional de Humanização (PNH) é destacada como um instrumento orientador para a promoção de um cuidado mais acolhedor. Contudo, desafios como a sobrecarga de trabalho e a carência de recursos dificultam a efetivação dessas diretrizes. Superar tais obstáculos requer um esforço conjunto entre profissionais, gestores e pacientes. Investigar de que forma a formação técnica em Enfermagem, aliada a ações educativas e práticas reflexivas contribui para capacitar os futuros profissionais a reconhecerem a importância do atendimento humanizado e ético no período perioperatório, promovendo a melhoria das práticas assistenciais, o acolhimento do paciente e a qualificação do cuidado prestado. A metodologia adotada baseou-se em uma revisão bibliográfica e em uma ação educativa realizada por meio de uma palestra ministrada no dia 14 de maio de 2025, na ETEC Professor José Sant’Ana de Castro, em Cruzeiro/SP, pela Enfermeira Mariluci Aparecida dos Santos Pinto. A atividade teve como tema “Ética e Humanização no Atendimento de Enfermagem no Centro Cirúrgico” e reforçou a importância de uma assistência ética, humanizada e centrada no paciente, além de destacar a relevância da formação contínua para uma atuação profissional comprometida e sensível às demandas dos pacientes. Como forma de aplicabilidade prática, foi realizado um questionário com os alunos dos 3o e 4o módulos do curso técnico em Enfermagem, que já haviam cursado a disciplina de Centro Cirúrgico. Foram coletadas 31 respostas, as quais foram analisadas e utilizadas na elaboração de um gráfico que permitiu identificar aspectos a serem aprimorados, contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria das práticas da equipe do setor. A análise revelou a percepção dos alunos quanto à postura da equipe em relação ao atendimento humanizado. Os resultados indicaram que, embora uma parcela significativa reconheça a presença de práticas humanizadas, ainda existem lacunas importantes no preparo e no comprometimento da equipe para oferecer um atendimento pleno e verdadeiramente centrado no paciente.
The experience of a patient undergoing a surgical procedure is marked by a series of complex emotions, such as anxiety, fear, and uncertainty. In this context, humanized care emerges as an essential element to ensure the patient's physical and psychological well-being. Humanized practice, which involves effective communication, empathy, and respect, directly contributes to a smoother and safer recovery. This paper addresses the stages of the surgical procedure, the role of the nursing team, and the importance of ethical conduct in the hospital environment. The National Humanization Policy (PNH) is highlighted as a guiding instrument for promoting more welcoming care. However, challenges such as work overload and lack of resources make it difficult to implement these guidelines. Overcoming such obstacles requires a joint effort between professionals, managers, and patients. Investigate how technical training in Nursing, combined with educational actions and reflective practices, contributes to enabling future professionals to recognize the importance of humanized and ethical care in the perioperative period, promoting the improvement of care practices, patient reception, and the qualification of the care provided. The methodology adopted was based on a bibliographic review and an educational activity carried out through a lecture given on May 14, 2025, at ETEC Professor José Sant’Ana de Castro, in Cruzeiro/SP, by Nurse Mariluci Aparecida dos Santos Pinto. The activity’s theme was “Ethics and Humanization in Nursing Care in the Surgical Center” and reinforced the importance of ethical, humanized and patient- centered care, in addition to highlighting the relevance of continuous training for a committed professional performance that is sensitive to patient demands. As a form of practical applicability, a questionnaire was conducted with students from the 3rd and 4th modules of the technical course in Nursing, who had already taken the Surgical Center discipline. Thirty-one responses were collected, which were analyzed and used to prepare a graph that allowed identifying aspects to be improved, contributing to the development and improvement of the practices of the team in the sector. The analysis revealed the students' perception of the team's stance on humanized care. The results indicated that, although a significant portion recognizes the presence of humanized practices, there are still important gaps in the team's preparation and commitment to providing comprehensive and truly patient-centered care.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39030
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