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Title: A cadeia logística utilizada na distribuição do etanol no mercado interno brasileiro
Other Titles: The logistics chain used in the distribution of ethanol in the Brazilian domestic market
Authors: MONTEIRO, Fábio Seixas
Advisor: LANZOTTI, Carla Regina
PEREIRA, Clarisse Ferrão
MADALENO, Leonardo Lucas
Other contributor: VIEIRA, Rita de Cássia
SILVA, Paulo Roberto Correia da
type of document: Monografia
Keywords: Biocombustíveis;Logística;Etanol
Issue Date: 28-Jun-2011
Publisher: 173
Citation: MONTEIRO, Fábio Seixas. A cadeia logística utilizada na distribuição do etanol no mercado interno brasileiro, 2011. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Biocombustíveis) - Fatec Nilo de Stéfani, Jaboticabal, 2011.
Abstract: Nos últimos anos, a logística tem atravessado uma constante evolução conceitual em decorrência do processo de globalização, ganhando destaque no desenvolvimento estratégico das organizações em busca de vantagens competitivas a partir da década de 1990. O presente trabalho resultou de uma revisão sistemática da literatura a respeito do tema logística, que visou a obtenção de informações a respeito da cadeia logística de distribuição do etanol no mercado interno brasileiro. Tais informações foram levantadas, principalmente, perante monografias, livros, teses e dissertações publicadas e com material disponibilizado na internet, tendo também o auxílio de um questionário que foi enviado e respondido por representantes de empresas envolvidas com o tema abordado. Pode-se concluir que há um canal de distribuição limitado ao modelo vertical e que a armazenagem do etanol é utilizada de forma estratégica pelas distribuidoras como cessão de espaço, podendo ser desnecessária no caso do AEHC por questões legais e por negociações entre a distribuidora da usina e postos revendedores. O modal mais utilizado na região pesquisada é o rodoviário, devido suas características operacionais serem adequadas ao produto e por existir a proximidade do maior centro produtor com a do maior centro consumidor, tendo também maior flexibilidade para operar em locais de difícil acesso e numa variedade de rodovias. Como potencial e tendência futura o uso de dutovias mostra-se viável, pois tal infra-estrutura logística poderá descentralizar a distribuição do etanol, possibilitando usar os dutos e o transporte em outros sistemas integrados, reduzindo desse modo consideravelmente o custo do transporte e consequentemente o preço do produto.
In recent years, logistics has undergone a constant evolution due to the conceptual process of globalization, highlighting the strategic development of organizations seeking competitive advantages from the 1990s. This work resulted from a systematic review of literature on the subject logistics, which aimed to obtain information about the logistics chain of distribution of ethanol in the Brazilian domestic market. Such information has been raised, especially in view of monographs, books, theses and dissertations published and available material on the Internet, also taking the help of a questionnaire that was sent and answered by representatives from companies involved with the subject. It can be concluded that there is a limited distribution channel and the vertical model that the storage of ethanol is strategically used by distributors as the assignment of space and may be unnecessary in the case of AEHC for legal matters and negotiations between the distributor of the plant and gas stations. The most commonly used in modal researched area is the road, because its operating characteristics are appropriate to the product and given the proximity of the largest production center with the center of the largest consumer, and also greater flexibility to operate in areas of difficult access and a variety of highways. As a potential future trend and the use of pipelines proves feasible, such as logistics infrastructure will decentralize the distribution of ethanol, allowing the use and transportation pipelines integrated into other systems, thereby reducing considerably the cost of transport and consequently the price product.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39024
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