Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38956| Title: | Sereno |
| Authors: | RAIMUNDI, Ana Karla Aparecida BERNARDO, Barbara Juliana Miranda ALVES, Lívia Eduarda Paduano de Oliveira SANTOS, Nicole Lopes dos SANTANA, Yasmim Clara Braz |
| Advisor: | GAZOTI, Lilian Amatucci |
| type of document: | Relatório Técnico |
| Keywords: | Transtornos mentais;Crianças |
| Issue Date: | Dec-2024 |
| Publisher: | 023 |
| Citation: | RAIMUNDI, Ana Karla Aparecida; BERNARDO, Barbara Juliana Miranda; ALVES, Lívia Eduarda Paduano de Oliveira; SANTOS, Nicole Lopes dos; SANTANA, Yasmim Clara Braz. Sereno, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Design Gráfico) - Escola Técnica Albert Einstein, São Paulo, 2024. |
| Abstract: | O projeto “Sereno” aborda os desafios e a complexidade da inclusão de crianças neuro divergentes na vida social e acadêmica. A iniciativa parte de uma análise da situação social atual, identificando a carência de apoio adequado no âmbito educacional e propondo uma solução inovadora: uma plataforma de suporte e orientação que busca romper estigmas, disseminar conhecimento e promover a conscientização sobre transtornos psicológicos. Assim, o projeto visa criar propostas educacionais que contribuam para reduzir a incompreensão generalizada. A metodologia inclui a realização de uma pesquisa exploratória e a aplicação do design thinking, com o objetivo de identificar como implementar um acompanhamento psicológico inclusivo e desenvolver atividades sensoriais voltadas às crianças. Além disso, a proposta prevê a ampliação da iniciativa para oferecer soluções direcionadas às redes de ensino. O projeto também contempla estratégias para promover a integração de crianças neuro divergentes às dinâmicas sociais e educacionais, levando em consideração as particularidades das realidades locais e globais. Por fim, o foco principal do projeto é oferecer suporte às famílias, reduzindo o impacto social e fortalecendo a inclusão e o entendimento sobre a neuro divergência. Os resultados obtidos até o momento indicam uma adesão significativa por parte dos familiares e demais públicos entrevistados, evidenciando a relevância e a aceitação da proposta desenvolvida. The “Sereno” project addresses the challenges and complexity of including neurodivergent children in social and academic life. The initiative is based on an analysis of the current social context, identifying the lack of adequate support in the educational field and proposing an innovative solution: a support and guidance platform aimed at breaking stigmas, spreading knowledge, and raising awareness about psychological disorders. The project seeks to create educational proposals that help reduce widespread misunderstanding. The methodology involves conducting exploratory research and applying design thinking to identify ways to implement inclusive psychological support and develop sensory activities for children. Additionally, the proposal includes expanding the initiative to offer solutions tailored to educational networks. The project also considers strategies to promote the integration of neurodivergent children into social and educational dynamics, taking into account the specificities of local and global realities. Lastly, the project focuses on providing support to families, reducing social impact, and strengthening inclusion and understanding of neurodivergence. The results achieved so far indicate significant adherence from families and other stakeholders involved, demonstrating the relevance and acceptance of the proposed solution. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38956 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| design_grafico_2024_2_ana_karla_aparecida_raimundi_sereno.pdf Restricted Access | 7.34 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.