Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38848| Title: | Rituais e insegurança: o papel das redes sociais no estímulo ao consumo de produtos de skin care entre jovens adultas brasileiras |
| Authors: | TRINDADE, Alice Pinheiro SANTOS, Isabele Souza |
| Advisor: | HOMENKO NETO, Alexander |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Redes sociais;Mulheres;Jovens;Comportamento do consumidor;Marketing estratégico;Cosmetologia |
| Issue Date: | Jul-2025 |
| Publisher: | 272 |
| Citation: | TRINDADE, Alice Pinheiro; SANTOS, Isabele Souza. Rituais e insegurança: o papel das redes sociais no estímulo ao consumo de produtos de skin care entre jovens adultas brasileiras. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Marketing) – Faculdade de Tecnologia Sebrae, São Paulo, 2025. |
| Abstract: | Este trabalho analisa o papel das redes sociais no estímulo ao consumismo de produtos
de skincare entre jovens mulheres brasileiras. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa
fundamentada em autores da sociologia do consumo e do comportamento do consumidor, com
o objetivo de compreender como emoções como insegurança, medo e desejo de pertencimento
são acionadas em ambientes digitais. A partir da análise netnográfica e da realização de
entrevistas com consumidoras do segmento de “skincare”, investiga-se a relação entre padrões
estéticos, rituais de autocuidado e estratégias de marketing. This study analyzes the role of social media in encouraging the consumption of skincare products among young Brazilian women. To this end, a qualitative approach is adopted, grounded in authors from the sociology of consumption and consumer behavior, with the aim of understanding how emotions such as insecurity, fear, and the desire for belonging are triggered in digital environments. Through netnographic analysis and interviews with consumers in the skincare segment, the research investigates the relationship between aesthetic standards, self-care rituals, and marketing strategies. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38848 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| tecnologia_em_marketing_2025_1_alice_pinheiro_trindade_rituais_e_inseguranca_o_papel_das_redes_sociais_tg.pdf Restricted Access | 968.18 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.