Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38844
Title: Empreendedorismo em rede: uma proposta de parceria entre o setor público e plataformas digitais
Authors: TIBÉRIO, Elaine
Advisor: KRAKAUER, Patricia Viveiros de Castro
type of document: Monografia
Keywords: Marketing social;Inclusão digital;Empreendedorismo
Issue Date: Jul-2025
Publisher: 272
Citation: TIBÉRIO, Elaine. Empreendedorismo em rede: uma proposta de parceria entre o setor público e plataformas digitais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Marketing) – Faculdade de Tecnologia Sebrae, São Paulo, 2025.
Abstract: Este trabalho apresenta uma proposta de ação baseada no marketing social, com foco na inclusão digital de pequenos empreendedores periféricos da cidade de São Paulo. A ideia surgiu durante a pandemia da COVID-19, ao observar que muitos comércios locais estavam fechando as portas por não possuírem presença digital, o que evidenciou a urgência de soluções acessíveis e estratégicas para esse público. A partir da atuação da agência TibWeb, a iniciativa articula capacitação técnica, mídia digital patrocinada (Google Ads e Meta Ads) e parcerias com subprefeituras e organizações da sociedade civil (OSCs). O objetivo é ampliar a visibilidade e competitividade desses negócios por meio de estratégias sustentáveis, promovendo desenvolvimento econômico local, autonomia profissional e redução da desigualdade digital. O projeto está estruturado em eixos de identificação, capacitação e fomento, e se apresenta como um modelo replicável, financeiramente viável e socialmente transformador.
This work presents a social marketing-based proposal focused on the digital inclusion of small entrepreneurs in peripheral areas of São Paulo. The idea emerged during the COVID-19 pandemic, when it became evident that many local businesses were shutting down due to their lack of digital presence, highlighting the urgent need for accessible and strategic solutions. Through the actions of the TibWeb agency, the initiative combines technical training, sponsored digital media (Google Ads and Meta Ads), and partnerships with local governments and civil society organizations (CSOs). The main objective is to enhance the visibility and competitiveness of these businesses through sustainable strategies, promoting local economic development, professional autonomy, and a reduction in digital inequality. Structured into identification, training, and funding axes, the project stands out as a replicable, cost-effective, and socially impactful model.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38844
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnologia_em_marketing_2025_1_elaine_tiberio_empreendedorismo_em_rede_ uma_proposta_de_parceria_tg.pdf
  Restricted Access
384.76 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.