Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38816| Title: | Doação de órgãos no Brasil: desafios, mitos e estratégias para aumentar o número de doadores nos dias atuais |
| Other Titles: | Organ donation in Brazil: challenges, myths, and strategies to increase the number of donors today |
| Authors: | JESUS, Briggida da Silva Oliveira CARVALHO, Mônica Aparecida de PINHEIRO, Rosimeire Ferreira da Cunha |
| Advisor: | SANTOS, Grazielli Teixeira da Rocha |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Transplante de órgãos;Doação |
| Issue Date: | 2025 |
| Publisher: | 077 |
| Citation: | JESUS, Briggida da Silva Oliveira, CARVALHO, Mônica Aparecida de, PINHEIRO, Rosimeire Ferreira da Cunha. Doação de órgãos no Brasil : desafios, mitos e estratégias para aumentar o número de doadores nos dias atuais, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico de Enfermagem) - ETEC Prof. José Sant'Ana de Castro de Cruzeiro, Cruzeiro, 2025. |
| Abstract: | O Trabalho de Conclusão de Curso investiga os principais desafios enfrentados pelo
sistema de doação de órgãos no Brasil, abordando os mitos, barreiras culturais e
estratégias para aumentar o número de doadores. Apesar de uma legislação consolidada
e de um sistema de transplantes estruturado, o país ainda enfrenta dificuldades na
captação de órgãos, principalmente devido à desinformação e à recusa familiar. A
pesquisa destaca a importância da conscientização social e do diálogo familiar sobre o
tema, já que a autorização dos parentes é imprescindível para a doação de órgãos.
Também aponta a relevância do papel dos profissionais da saúde, especialmente da
enfermagem, na sensibilização da população. Como parte da metodologia, foi realizada
uma ação educativa em via pública com 41 participantes, na cidade de Cruzeiro,
envolvendo a exibição de vídeos informativos e aplicação de questionários. Os resultados
mostraram alta aceitação da prática de doação, mas evidenciaram lacunas significativas
no conhecimento sobre o processo legal e a falta de diálogo com familiares. O estudo
conclui que, embora a sociedade esteja aberta à ideia da doação, é necessário
intensificar campanhas informativas e educativas para transformar essa intenção em
ação efetiva. Reforça ainda a importância da formação de profissionais de saúde como
agentes multiplicadores na promoção da cultura da doação de órgãos. This Final Course Project investigates the main challenges faced by the organ donation system in Brazil, addressing myths, cultural barriers, and strategies to increase the number of donors. Despite having consolidated legislation and a structured transplant system, the country still faces difficulties in organ procurement, mainly due to misinformation and family refusal. The research highlights the importance of social awareness and family dialogue on the subject, as family authorization is essential for organ donation. It also points to the critical role of healthcare professionals, especially nurses, in raising public awareness. As part of the methodology, an educational outreach activity was carried out in a public space with 41 participants in the city of Cruzeiro, involving the screening of informational videos and the application of questionnaires. The results showed high acceptance of the practice of donation but revealed significant gaps in knowledge about the legal process and a lack of family communication. The study concludes that, although society is open to the idea of donation, it is necessary to intensify informational and educational campaigns to turn this intention into effective action. It also reinforces the importance of training healthcare professionals as key multipliers in promoting the culture of organ donation. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38816 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC 3° M - DOAÇÃO DE ÓRGÃOS, desafios, mitos e estratégias para aumentar o número de doadores no.pdf Restricted Access | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.