Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38809| Title: | A dependência do modal rodoviário no Brasil: impactos na eficiência logística |
| Authors: | SILVA, Bryan da ROCHA, Caio Alves da PAULA, Cauê Gabriel Porfirio de RIBEIRO, Júlia Pereira BICUDO, Maria Eduarda Vergino GOMES JUNIOR, Wagner Kleber |
| Advisor: | GONÇALVES, Maini Barreira |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Transporte rodoviário;Logística;Infraestrutura |
| Issue Date: | 24-Jun-2025 |
| Publisher: | 235 |
| Citation: | SILVA, Bryan da; ROCHA, Caio Alves da; PAULA, Cauê Gabriel Porfirio de; RIBEIRO, Júlia Pereira; BICUDO, Maria Eduarda Vergino; GOMES JUNIOR, Wagner Kleber. A dependência do modal rodoviário no Brasil: impactos na eficiência logística, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) - Escola Técnica de Mairinque (ETEC), Mairinque, 2025. |
| Abstract: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os impactos da dependência do modal rodoviário na eficiência logística no Brasil. O país possui uma malha logística historicamente centrada no transporte rodoviário, responsável por aproximadamente 60% das cargas transportadas. Apesar de sua flexibilidade e capilaridade, esse modal enfrenta sérios desafios, como infraestrutura precária, altos custos operacionais, insegurança nas estradas e impacto ambiental elevado. A pesquisa também explora as causas dessa dependência, como políticas públicas adotadas ao longo do século XX, e destaca a importância de investimentos em modais alternativos, como ferrovias, hidrovias e cabotagem. Além disso, o estudo apresenta um estudo de caso da empresa Everest Engenharia, evidenciando as dificuldades enfrentadas no setor da construção civil. Conclui-se que a diversificação da matriz de transporte é fundamental para aumentar a eficiência, reduzir os custos logísticos e melhorar a competitividade do Brasil no cenário global. This Final Course Project aims to analyze the impacts of Brazil’s dependence on road transport on logistical efficiency. The country has a logistics network historically centered on road transportation, responsible for approximately 60% of the cargo transported. Despite its flexibility and reach, this mode faces serious challenges, such as poor infrastructure, high operating costs, highway insecurity, and significant environmental impact. The research also explores the causes of this dependence, including public policies adopted throughout the 20th century, and highlights the importance of investing in alternative modes such as railways, waterways, and cabotage. Furthermore, the study presents a case study of the company Everest Engenharia, illustrating the logistical challenges in the construction sector. It concludes that diversifying the transport matrix is essential to improve efficiency, reduce logistics costs, and enhance Brazil's competitiveness in the global market. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38809 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Logistica_2025_bryan_da_silva_a_dependencia_do_modal_rodoviario_no_brasil.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.