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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38603| Título: | Tendência do rumo da matriz energética brasileira considerando os novos desafios de consumo impostos pelos veículos elétricos |
| Título(s) alternativo(s): | Trends in the direction of the Brazilian energy matrix considering the new consumption challenges posed by electric vehicles |
| Autor(es): | PAIXÃO, Juan Pablo SANTOS, Lucas Gustavo Ferreira |
| Orientador(es): | RIBOLLA, Adriano |
| Outro(s) contribuidor(es): | RIBOLLA, Adriano GOMES, Cleber Willian TORRES, Weslley Medeiros |
| Tipo documental: | Monografia |
| Palavras-chave: | Mecânica automobilística;Engenharia automotiva;Tecnologia;Consumo de energia elétrica;Energia elétrica;Combustíveis;Combustíveis alternativos;Veículos elétricos |
| Data do documento: | 14-Dez-2024 |
| Editor: | 160 |
| Referência Bibliográfica: | PAIXÃO, Juan Pablo; SANTOS, Lucas Gustavo Ferreira. Tendência do rumo da matriz energética brasileira considerando os novos desafios de consumo impostos pelos veículos elétricos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecânica Automobilística) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2024. 53 f. il. |
| Resumo: | RESUMO
Cada vez mais, os governos dos principais países do mundo, incluindo o Brasil,
estão impondo padrões de emissões mais restritivos e diante da crescente
demanda das montadoras por tecnologias para atender a esses novos padrões
de emissões, as pessoas questionam cada vez mais o que pode ser feito para
trazer resultados com esta demanda legal. Uma das principais alternativas é
mudar o uso de combustíveis fósseis para fontes menos poluentes e
frequentemente de fontes renováveis. No Brasil, um bom exemplo é o etanol,
que hoje é utilizado como componente de mistura (com água) no combustível
veicular, ou adicionado à gasolina C nos carros brasileiros flexfluel, que pode
conter até 35% de etanol em sua composição. No entanto, mesmo assim, os
veículos movidos a etanol ou os veículos flexfuel não são a solução definitiva
para as emissões de dióxido de carbono, hidrocarbonetos, NOx e outros
poluentes emitidos por estes veículos, no entanto, novas tecnologias, como
aquelas que utilizam veículos eléctricos ou híbridos, tornar-se-ão cada vez mais
comum em nossas estradas. ABSTRACT Increasingly, the governments of the world's main countries, including Brazil, are imposing more restrictive emissions standards, and given the growing demand from automakers for technologies to meet these new emissions standards, people are increasingly questioning what can be done to bring results with this legal demand. One of the main alternatives is to change the use of fossil fuels to less polluting sources and often renewable sources. In Brazil, a good example is ethanol, which is currently used as a mixing component (with water) in vehicle fuel or added to gasoline C in Brazilian flex-fuel cars, which can contain up to 35% ethanol in its composition. However, even so, vehicles powered by ethanol or flexfluel vehicles are not the definitive solution to the emissions of carbon dioxide, hydrocarbons, NOx and other pollutants emitted by these vehicles, however, new technologies, such as those using vehicles electric or hybrid vehicles, will become increasingly common on our roads. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38603 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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