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Título: Detector de gasolina adulterada
Título(s) alternativo(s): Adulterated gasoline detector
Autor(es): PIASSA, Lais Pires
CASONATTO, Livia Martinelli
GRUNER, Mariana Leite
ANDRADE, Nicolle Monique Gonçalves de
SANTOS, Victor Hugo Tessaro dos
Orientador(es): FERREIRA, Wagner Fernando
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Química;Combustíveis veiculares;Gasolina
Data do documento: 6-Dez-2023
Editor: 056
Referência Bibliográfica: PIASSA, Lais Pires; CASONATTO, Livia Martinelli; GRUNER, Mariana Leite; ANDRADE, Nicolle Monique Gonçalves de; SANTOS, Victor Hugo Tessaro dos. Detector de gasolina adulterada, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química Integrado ao Médio) - ETEC Coronel Fernando Febeliano da Costa, Piracicaba, 2023.
Resumo: Esta pesquisa aborda os potenciais danos decorrentes da adulteração de combustíveis, com foco especial na gasolina, e destaca suas implicações tanto para os consumidores quanto para as autoridades reguladoras no contexto brasileiro. A detecção da adulteração da gasolina geralmente ocorre quando os veículos automotores já apresentam sintomas de alterações. Embora existam métodos mais seguros de detecção, como o "teste da proveta", sua aplicação frequente é impraticável para a maioria dos consumidores antes de abastecerem seus veículos. Tomemos como exemplo o Chevrolet Onix, o carro mais vendido no Brasil. Sua versão mais econômica possui um consumo de 13,9 quilômetros por litro de gasolina na cidade. Considerando a quilometragem média anual no Brasil (20 mil quilômetros), seriam necessários aproximadamente 1.439 litros de combustível por ano. Isso torna inviável a realização de testes a cada abastecimento. A equipe responsável por este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo principal desenvolver um dispositivo ou sistema, com base em pesquisas aprofundadas, que possa auxiliar os cidadãos, autoridades e indústrias petrolíferas a detectar a adulteração de gasolina de forma mais eficaz e prática. O propósito é reduzir os prejuízos causados por combustíveis adulterados, promovendo, assim, a segurança e qualidade no abastecimento de veículos no Brasil.
The subject of this research addresses the potential damage caused by the adulteration of fuels, particularly gasoline, in motor vehicles, with implications for both consumers and regulatory authorities in the Brazilian context. Most gasoline adulteration is identified when motor vehicles already show symptoms of alterations. Although there are safer methods of detection, such as the "beaker test", it is not feasible for most consumers to apply them frequently before filling up their vehicles. As an example, let us consider the Chevrolet Onix, the best-selling car in Brazil. Its most economical version consumes 13.9 kilometers per liter of gasoline in the city. If we consider the average annual mileage in Brazil (20,000 kilometers), this would require around 1,439 liters of fuel per year, making it unfeasible to carry out tests on every fill-up. The main objective of the team responsible for this TCC is to develop a device or system, based on in-depth research, that can help citizens, as well as the authorities and oil industries, to detect adulterated gasoline in a more effective and practical way, reducing the damage caused by adulterated fuels and promoting safety and quality in the supply of vehicles in Brazil.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38496
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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