Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38398
Title: Comércio eletrônico: percepção dos clientes na segurança das informações
Other Titles: E-commerce: Customer perception of information security
Authors: NASCIMENTO, Beatriz dos Santos
ASSIS, Isabela Francine Ribeiro de
BARRETO, Lara Beatriz Santana
SOUZA, Laura Pereira de
ALBUQUERQUE, Thamiris de Assumpção
SALES, Vitória Lima
Advisor: SANTOS, Luiz Carlos Terra dos
Other contributor: LUNA, Ana Paula Martiniano de
SANTOS, Carlos Roberto Ramalho dos
SILVA, Luiz Carlos Ribeiro da
MATOS, Rute Marivan Pinheiro de
ALMEIDA JUNIOR, Armando de
type of document: Projeto de Pesquisa
Keywords: Comércio eletrônico;Segurança eletrônica;Mídia eletrônica;Empresas
Issue Date: 2018
Publisher: 041
Citation: NASCIMENTO, Beatriz dos Santos; ASSIS, Isabela Francine Ribeiro de; BARRETO, Lara Beatriz Santana; SOUZA, Laura Pereira de; ALBUQUERQUE, Thamiris de Assumpção; SALES, Vitória Lima. Comércio eletrônico: percepção dos clientes na segurança das informações. Projeto de Pesquisa. (Curso Técnico em Administração) -- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2018.
Abstract: O presente trabalho tem como escopo principal abordar sobre a confiabilidade e segurança presentes no comércio eletrônico atual, e analisar se os consumidores de lojas virtuais se atentam ao efetuar uma compra online, verificando se o site é seguro ou não, para que não haja ocorrência de riscos, como, a perda dos dados pessoais serem coletados e utilizados para outros fins, sem a permissão do devido consumidor. Partindo de pesquisas, questionários feitos sobre esse tipo de comércio, verificou-se a necessidade de procurar entender se os consumidores já foram vítimas de fraudes virtuais, e se se atentam a procurar informações de sistema de segurança no site. Inicialmente serão feitos estudos sobre a confiança e segurança no comércio virtual e suas origens. Após isso será abordado quais são os problemas vigentes e quais suas causas e consequências par a empresa. Posteriormente quais medidas e soluções podem ser tomadas para retroceder este problemas e melhorar cada vez mais o comércio eletrônico.
This work aims to address the reliability and security present in current e-commerce, and to analyze whether consumers of online stores pay attention when making an online purchase, verifying whether the site is secure or not, so that there are no risks, such as the loss of personal data being collected and used for other purposes without the consumer's permission. Based on research and questionnaires conducted on this type of commerce, the need to understand whether consumers have already been victims of online fraud and whether they pay attention to seeking information about the security system on the website was verified. Initially, studies will be conducted on trust and security in e-commerce and their origins. After that, the current problems and their causes and consequences for the company will be addressed. Subsequently, measures and solutions that can be taken to reverse these problems and further improve e-commerce will be discussed.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38398
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2018_beatriz_dos_santos_nascimento_comercio_eletr.pdf
  Restricted Access
13.32 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.