Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3837
Título: Estudo das propriedades físicas durante os processos de beneficiamento têxteis
Título(s) alternativo(s): Study of physical properties during textile processing
Autor(es): SILVA, Fabiana Quental Simão da
Orientador(es): GIORDANO, João Batista
Outro(s) contribuidor(es): BALAN, Doralice de Souza Luro
SILVA, Alex Paulo Siqueira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Beneficiamento têxtil
Data do documento: 11-Jun-2019
Editor: 004
Referência Bibliográfica: SILVA, Fabiana Quental Simão da. Estudo das propriedades físicas durante os processos de beneficiamento têxteis, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Têxtil e Moda) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2019
Resumo: No setor têxtil mais especificamente na área de beneficiamento, os materiais têxteis sofrem a ação de agentes químicos e dos equipamentos, alterando as suas propriedades iniciais. Estas alterações são importantes para os materiais no sentido de eles absorverem água e consequentemente corantes nas etapas posteriores de tingimento e/ou estamparia. O presente trabalho tem por objetivo estudar estas alterações físicas adquiridas durante os processos de beneficiamento primário de um substrato têxtil 100% algodão, sendo que as propriedades físicas estudadas neste trabalho foram: densidade de fios, gramatura, título de fio, resistência a tração e ensaios de determinação de hidrofilidade. O substrato têxtil foi submetido a três processos utilizados no acabamento têxtil para que o mesmo possa ter melhor resultado no momento do tingimento, o tecido estava engomado, portanto foi necessário que se fizesse a desengomagem e em seguida a purga e o alvejamento. Após cada processo foi retirado amostras que foram submetidas a diversos testes já mencionados anteriormente. Os objetivos deste trabalho são: Estudar as propriedades físicas em substrato têxtil 100% algodão, sendo elas: alteração no comprimento e na largura, gramatura, densidade de fios, título de fios, resistência à tração e alongamento; Submeter o substrato têxtil aos processos de beneficiamento primário, dentre eles, desengomagem, purga e alvejamento; Determinar a hidrofilidade do substrato de algodão após processos de beneficiamento primário. Após a coleta dos dados, será feito a comparação com o substrato têxtil 100% algodão engomado.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3837
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20191S_SILVAFabianaQuentalSimãoda_OD2681.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.