Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38313| Title: | Introdução alimentar: desafios e cuidados essenciais |
| Other Titles: | Introduction to feeding: challenges and essential care |
| Authors: | SANTANA, Ana Clara de Lima PENTEADO, Jéssica Sabino Schuller VIANA, Micaela Maria Sousa SANTOS, Dinalva de Jesus |
| Advisor: | SILVA, Ana Suelle Neres da |
| type of document: | Artigo Científico |
| Keywords: | Bebês;Nutrição da criança |
| Issue Date: | Jun-2024 |
| Publisher: | 220 |
| Citation: | SANTANA, Ana et al. Introdução alimentar: desafios e cuidados essenciais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Nutrição e Dietética) - ETEC Parque Belém, São Paulo, 2024. |
| Abstract: | A introdução alimentar é uma fase fundamental para o desenvolvimento do bebê, onde se inicia a oferta de alimentos complementares ao leite materno, que é essencial para suas necessidades nutricionais e imunológicas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a introdução alimentar aconteça a partir dos 6 meses de idade, de forma gradual e complementar ao aleitamento materno, que deve ser mantido até os 2 anos ou mais. Apesar da importância dessa etapa, existem poucos dados sobre a seletividade alimentar no Brasil, que pode impactar negativamente os padrões alimentares e a variedade dietética na infância. O presente estudo utilizou um formulário online para entender como foi a introdução alimentar para pais e cuidadores, e quais os percalços encontrados. Foram coletadas informações sobre o perfil dos responsáveis, histórico de alergias alimentares, restrições e problemas de saúde do bebê, bem como as orientações seguidas durante a introdução alimentar. Os dados obtidos demonstram que a introdução alimentar pode ser um desafio devido a diversos fatores sociais, culturais e econômicos. Um dos principais desafios é ser o cuidador solo do bebê, o que pode dificultar o tempo e atenção necessários para a introdução. Além disso, as restrições alimentares decorrentes de alergias, intolerâncias e outras condições de saúde também podem impactar a oferta de alimentos. Com base nessas informações, foi desenvolvida uma cartilha digital para auxiliar os pais e cuidadores na introdução alimentar, com orientações sobre alimentos de fácil acesso e ricos em nutrientes essenciais, além de estratégias para lidar com possíveis dificuldades. É importante seguir as recomendações das organizações de saúde, personalizando a abordagem de acordo com as necessidades individuais da criança e da família. Além disso, destaca-se a importância da procura por orientações médicas especializadas sempre que necessário. Recomenda-se a continuidade de pesquisas nessa área, bem como a implementação de programas educacionais e de apoio para os pais e cuidadores, a fim de promover uma compreensão mais profunda dos princípios da introdução alimentar e oferecer suporte contínuo, garantindo o bem-estar nutricional e emocional das crianças desde a primeira infância. The introduction of complementary feeding is a fundamental phase for the baby's development, where the offer of complementary foods to breastmilk begins, which is essential for their nutritional and immunological needs. The World Health Organization (WHO) recommends that the introduction of complementary feeding should start at 6 months of age, gradually and complementary to breastfeeding, which should be maintained up to 2 years or more. Despite the importance of this stage, there is little data on food selectivity in Brazil, which can negatively impact eating patterns and dietary variety in childhood. The present study used an online form to understand how the introduction of complementary feeding was for parents and caregivers, and what obstacles were encountered. Information was collected on the profile of the caregivers, history of food allergies, restrictions and health problems of the baby, as well as the guidelines followed during the introduction of complementary feeding. The data obtained demonstrate that the introduction of complementary feeding can be a challenge due to various social, cultural and economic factors. One of the main challenges is being the sole caregiver of the baby, which can make it difficult to have the necessary time and attention for the introduction. In addition, dietary restrictions due to allergies, intolerances and other health conditions can also impact the offer of foods. Based on this information, a digital booklet was developed to assist parents and caregivers in the introduction of complementary feeding, with guidance on easily accessible and nutrient-rich foods, as well as strategies to deal with possible difficulties. It is important to follow the recommendations of health organizations, customizing the approach according to the individual needs of the child and the family. Additionally, the importance of seeking specialized medical guidance whenever necessary is emphasized. The continuation of research in this area, as well as the implementation of educational and support programs for parents and caregivers, is recommended in order to promote a deeper understanding of the principles of the introduction of complementary feeding and to provide continuous support, ensuring the nutritional and emotional well-being of children from early childhood. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38313 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| tec_nutricao_2024_1_ana_santana_introducao_alimentar_desafios_e_cuidados.pdf Restricted Access | 4.62 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.